Connect with us

Aconteceu

Filme ‘E o Vento Levou’ é retirado de streaming depois de protestos contra o racismo

A representação de escravos no clássico de 1939 foi alvo de críticas. ‘Estas representações racistas estavam erradas na época e estão erradas hoje’, disse a HBO Max.

Published

on

Em um momento onde protestos contra o racismo acontecem nos Estados Unidos depois do assassinato de George Floyd, a HBO Max, plataforma de streaming da rede HBO decidiu tirar o filme “E o Vento Levou” de seu catálogo.

O longa-metragem clássico de 1939 é sobre a Guerra Civil americana. Ele foi responsável por vencer oito estatuetas do Oscar, incluindo melhor filme,  sendo uma das maiores bilheterias de todos os tempos até os dias de hoje (quando são calculados os ajustes pela inflação). O problema, é que sua representação de escravos conformados e heroicos proprietários de escravos é alvo de críticas.

“‘E o Vento Levou’ é um produto de seu tempo e contém alguns dos preconceitos étnicos e raciais que, infelizmente, têm sido comuns na sociedade americana”, afirmou um porta-voz da HBO Max em um comunicado enviado à AFP.

O porta-voz afirmou ainda que estas representações racistas estavam erradas na época e estão erradas hoje: “Sentimos que manter este título disponível sem uma explicação e uma denúncia dessas representações seria irresponsável”, completou.

O autor de “12 Anos de Escravidão”, John Ridley, escreveu em um artigo publicado no jornal Los Angeles Times na segunda-feira dizendo que “E o Vento Levou” deveria ser retirado porque “não fica apenas aquém da representação, mas ignora os horrores da escravidão e perpetua alguns dos estereótipos mais dolorosos das pessoas de cor”.

Hattie MacDaniel (1895-1952), a primeira atriz negra da história a ganhar um Oscar.

O filme será disponibilizado novamente na plataforma de streaming que foi lançada recentemente, em uma data ainda a ser definida, junto com uma discussão de seu contexto histórico, informou a empresa que disse no entanto que nenhum corte será feito no longa-metragem, “porque fazer isto seria como dizer que estes preconceitos nunca existiram”.

“Se vamos criar um futuro mais justo, equitativo e inclusivo, nós devemos primeiro reconhecer e entender nossa história”, afirmou a HBO Max.

Filme fez primeira atriz negra da história ganhar um Oscar

Hattie MacDaniel (1895-1952) foi a primeira atriz negra da história a ganhar um Oscar em 1940, por sua atuação coadjuvante justamente no filme “E o Vento Levou”.

Filha de um casal de ex-escravos, Hattie MacDaniel nasceu em 1895 e, ao decidir tomar os rumos da carreira artística, toda sua vida se tornou uma história de superação e conquista – com muita luta contra os preconceitos radicais da época que viveu.

Filme ‘E o Vento Levou’ é retirado de streaming depois de protestos contra o racismo.

No início de sua carreira, Hattie dividia seu tempo entre testes e filmes e o trabalho de empregada doméstica, que lhe complementava o orçamento. Depois de diversos papeis nos anos 1930, foi com o papel de Mommy no filme “E o Vento Levou” que sua carreira deslanchou.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados