Se conecte com a gente

Curiosidades

Especialistas alertam que o combate ao Aedes Aegypti deve continuar em qualquer época do ano

Cuidado com o mosquito não pode parar, mesmo que a época de maior risco de infecção seja o verão.

Publicado

no

Foto: Reprodução/Google

Embora talvez pareça por conta das circunstâncias atuais devido a pandemia do novo coronavírus que surgiu na China, o Aedes Aegypti não morreu. O Ministério da Saúde orienta que todos continuem no combate ao mosquito. Mesmo que o período do verão seja o mais propício à proliferação do mosquito e por consequência, a época de maior risco de infecção pela Dengue, Chikungunya e Zika, redobrar os cuidados é necessário em qualquer época do ano, de acordo com a pasta.

Na matéria de hoje, a Curiozone vai te dar uma ajuda e reforçar os cuidados que você precisa ter para combater o mosquito causador dessas doenças que também matam no Brasil.

Como se livrar de focos de proliferação do mosquito?

O mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika simplesmente adora uma água parada, como você já deve saber. Por isso, se você não colocou areia e acumulou água no pratinho de planta, lavá-lo com escova, água e sabão é o ideal para impedir que ele se prolifere no local. O ideal é fazer isso ao menos uma vez por semana.

Jarras, garrafas, potes, baldes etc, devem ser lavados com água e sabão, pois são também utensílios usados para guardar água em casa.

Procure sempre embalar para recolhimento todas as garrafas pet e de vidro vazias que você não for usar. As demais garrafas de vidro que não forem descartadas devem ser guardadas de boca para baixo ou em um local coberto.

Viu se em casa você tem vasos de plantas aquáticas? Se você tiver, procure trocar a água e lavar o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.

Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc também é outra recomendação importante para impedir a proliferação do mosquito. Além disso, quando for fazer a limpeza externa, procure remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas e mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.

Na hora de colocar o lixo em sacos plásticos, mantenha a lixeira bem fechada e nunca jogue lixo em terrenos baldios.

Deixar a água da chuva acumulada sobre a laje, você já deve imaginar que é uma péssima ideia. Evite isso e mantenha sempre bem tampados os tonéis e barris de água. Encha de areia até a borda os pratinhos de vasos de plantas e se você tiver pneus velhos pelo quintal, entregue-os aos serviços de limpeza urbana. Caso realmente precise mantê-los, guarde-os em local coberto.

Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana e lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Em Alta