Connect with us

Tecnologia

Google testa função contra chamadas de telemarketing no Brasil

O “Chamadas Verificadas” vai aparecer apenas em smartphones com Android puro, como Xiaomi e Motorola.

Published

on

Um novo recurso será testado no Brasil pela Google. O nome do serviço é “Chamadas Verificadas”. O objetivo principal é simples: atuar contra chamadas inconvenientes do telemarketing ativo. A função inicialmente estará disponível apenas para Android e também tem o objetivo de evitar golpes e fraudes. Ainda não há data de lançamento para essa ideia maravilhosa, mas o escritório da empresa no Brasil já confirmou que o serviço está em fase de implantação.

“Estamos testando um recurso no aplicativo Telefone do Android, que verifica chamadas de negócios. Ele ajuda as pessoas a entenderem a real identidade dos negócios que estão ligando. Quando uma chamada é verificada, você verá o motivo da ligação como parte da identificação do chamador”, diz a nota.

As chamadas que forem consideradas confiáveis receberão uma “medalha” de verificada (da mesma forma que algumas contas das redes sociais) e mostrará o nome e logo da empresa que está ligando. O que não significa necessariamente que as que não tiverem o tal selo são spam já que a função depende de que as empresas tenham sido cadastradas e aprovadas junto ao Google, e enviado os motivos de contato.

Será um aplicativo que funcionará dentro do aplicativo Google Phone (Telefone), ou seja, não será compatível com apps proprietários de empresas, como o da Samsung. O “Chamadas Verificadas” vai aparecer apenas em smartphones com Android puro, como Xiaomi e Motorola.

A função estará ativada por padrão, sendo preciso apenas que você tenha adicionado seu número de telefone à sua conta Google. Para desativar, será preciso entrar no app Telefone, tocar em Mais e Configurações, em seguida em Identificador de Chamadas e Spam (ou Spam e Filtro de chamadas) e desativar a opção.

Como funciona?

Antes de ligar para você, a empresa envia a um servidor do Google que é dedicado a Chamadas Verificadas: o número de telefone dela; seu número; o motivo do contato (exemplo: “agendar a instalação da Internet” ou “entrega de comida”).

O Google envia essas informações para o app Telefone do seu dispositivo.

Seu celular compara as informações da ligação com as que o Google havia recebido, logo que a empresa liga para você. Se os dados corresponderem, é uma Chamada Verificada.

Vendo a medalha, o nome da empresa e o motivo da ligação, você pode decidir se quer atender ou rejeitar a ligação.

Privacidade do usuário e seu número

O suporte do Google afirma que a privacidade do usuário é totalmente mantida com a função. “O Google não compartilha informações confidenciais sobre você com nossos parceiros de negócios” e “envia todos os dados de verificação da empresa para o Google e do Google para seu dispositivo por meio de uma rede criptografada do Transport Layer Security (TLS)”. Minutos depois de ser feita a verificação, os dados são imediatamente excluídos do servidor de Chamadas Verificadas.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados