Connect with us

Aconteceu

Jornal da Globo exibe “Taxa de Transmição” em telão ao vivo e vira piada na internet

Renata Lo Prete à frente do gráfico que trouxe o erro ortográfico no Jornal da Globo de terça (15).

Published

on

Ao que parece, tem gente na produção do Jornal da Globo que levou um belo puxão de orelha. Deixar que um erro crasso de português fosse exibido em um telão na edição de terça-feira (15) do último telejornal da emissora, fez parte da audiência deixar de prestar atenção nas informações citadas por Renata Lo Prete e começar a fazer várias piadas com um gráfico gigante que ficou exposto no telão do telejornal, que trazia a seguinte legenda: “Taxa de transmição/Covid-19”.

Ao site afiliado ao UOL, Notícias da TV, a assessoria de imprensa da Globo confirmou a gafe, avisando que reparou o erro crasso na versão web disponibilizada no Globoplay. “Houve um erro de grafia no título do gráfico, que já foi corrigido na versão da matéria disponível no Globoplay”, disse a emissora em nota.

A palavra “transmissão”, que foi escrita de maneira equivocada, desviou completamente o foco da notícia, que trazia um dado importante: um estudo da Imperial College, de Londres, mostrava que o Brasil começou a dar indícios do controle de transmissão do novo coronavírus.

Jornal da Globo exibe “Taxa de Transmição” em telão ao vivo e vira piada na internet.

“O Brasil atingiu hoje a menor taxa de transmissão desde que esses cálculos começaram a ser feitos em abril. Naquela época, a taxa era de 1,57 e chegou a 2,81 depois. Isso significa que àquela altura, no pior momento, cada 100 contaminados, transmitiam o vírus para 281 pessoas. Agora a taxa está em 0,90. Com 100 infectados transmitindo para outros 90. Ou seja, em média, menos de um novo infectado por pessoa”, avisou Renata.

Quem acessa a edição de terça-feira do Globoplay, já vê que há uma transição brusca de cena esmaecendo para o corrigido, além da parte em que a jornalista pede desculpas pelo erro, que já não aparece mais na versão editada. O recurso é algo completamente fora do padrão editorial do telejornal, mas foi a maneira mais rápida e eficaz de colocar o conteúdo na web.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados