Connect with us

Aconteceu

Homem mudou de gênero para se aposentar mais cedo na Argentina

Caso aconteceu em 2018 na Argentina com um funcionário da receita federal argentina.

Published

on

Se tem um assunto que é polêmico, e seu debate parece estar bem longe do fim é a identidade de gênero. Em 2018, mais um caso curioso e inusitado aconteceu, desta vez na Argentina, quando um funcionário da receita federal da Argentina de 59 anos, decidiu modificar no cartório, sua identidade de gênero para figurar como mulher, e se aposentar cinco anos mais cedo.

De acordo com informações do portal UOL, que deu repercussão à materia da imprensa local argentina, o argentino de 59 anos, mudou seu nome de Sergio para Sergia, segundo seus colegas, para que pudesse se aposentar aos 60 anos, e não aos 65 como se exige dos homens.

Foi uma decisão que causou espanto entre os colegas da agora Sergia, que mora na província de Salta e é bem popular por conta de seus hábitos masculinos, que incluem uma jovem companheira.

Embora Sergia trabalhasse na Administração Federal de Ingressos Públicos (AFIP) de Salta, os trâmites para a mudança de identidade foram feitos na vizinha província de Tucumán.

“Seu caso é bem conhecido aqui, levou bastante tempo e gerou discussões, mas foi autorizado. Inicialmente teve o pedido negado, mas se amparou na Lei de Identidade de Gênero. Foi um longo processo administrativo”, explicou na época, o diretor del Registro Civil de Salta, Matías Assennato, ao portal Informate Salta.

De acordo com outro funcionário da AFIP em Salta, que pediu anonimato, Sergio “passou a vida toda de licença em licença para não trabalhar”.

Sergio, pelo que parece, se casou e se separou por duas vezes, vivendo agora com uma jovem.

Pra quem não sabe, a lei de identidade de gênero, que é vigente na Argentina desde 2012, estabelece que qualquer pessoa pode mudar seu nome e gênero segundo sua escolha, sem nenhuma obrigação de tratamento hormonal ou cirúrgico.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados