Connect with us

Ciência

Engenheiros criam sabre de luz real de plasma retrátil de 2.200°C que corta aço

Equipe de engenheiros youtubers conseguiu fazer um sabre de luz real.

Published

on

Foto: Reprodução/YouTube

Os engenheiros por trás do canal do YouTube “The Hacksmith” criaram o sabre de luz de “Star Wars” no mundo real que é quente o suficiente para derreter aço e até titânio em segundos.

James Hobson, o chefe da equipe, afirma que é o “primeiro sabre de luz retrátil baseado em plasma do mundo” e nós não vamos argumentar com ele sobre esse aspecto.

De acordo com o portal Hypescience, eles fabricaram um punho no estilo steampunk que gera um fluxo laminar usando gás propano líquido comprimido misturado com oxigênio, que queima a impressionantes 2.200°C.

Para realizar uma queima de forma tão específica, a equipe utilizou “bicos laminares”, que geram um fluxo laminar extremamente concentrado de gás, formando um feixe de plasma. Esses bicos são caríssimos. Eles utilizaram um modelo que custa US $ 4.000, normalmente usado para derreter vidro.

Para criar cores diferentes foram adicionados alguns químicos específicos que alteram a cor do feixe de plasma em amarelo, verde, vermelho…

Para atingir essa temperatura obviamente o sabre de luz precisa de muita energia. Para recriar a energia produzida pelos sabres de luz que vemos em Star Wars seria necessário a energia de uma usina nuclear. Como essa opção não estava disponível os engenheiros utilizaram gases altamente inflamáveis.

O poder da “arma” é impressionante derretendo com facilidade aço e até titânio, como você pode ver a seguir

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados