Aconteceu
Facebook remove alerta de fake news colocado em matéria da Curiozone
Rede social errou ao impor selo de fake news sobre a Curiozone.
Na noite da última quarta-feira (27), a Curiozone foi surpreendida com uma notificação de fake news em sua página oficial do Facebook. A plataforma havia inserido o selo falso sobre matéria do site que falava a respeito da doação do empresário Luciano Hang de cilindros de oxigênio para Manaus, após ele ter se recuperado da Covid-19.

Agência AosFatos.org colocou de forma errônea selo de notícia falsa em matéria da Curiozone.
A matéria, assim como todas as que existem no site, contém fontes em link, além do vídeo do próprio empresário confirmando que realizou a doação de 200 cilindros de oxigênio para Manaus.
Após solicitação feita pela equipe de redação por e-mail, a agência AosFatos retornou contato informando que o conteúdo em questão “não foi marcado por Aos Fatos”, uma provável consequência depois de na manhã desta quinta-feira (28) o Facebook então ter removido de imediato o selo de fake news colocado na matéria da Curiozone.
Agência reconhece cometer erros
Em seu site oficial, no que chama de sua política de erros, a agência reconhece que pode cometê-los e ainda submete todo seu conteúdo a verificação. “Aos Fatos busca apresentar informações precisas e claras a partir de fontes qualificadas. No entanto, como qualquer instituição, às vezes nossa equipe comete erros.”, diz a publicação.
A agência informa que para apontar erros em seu conteúdo, os leitores podem enviar e-mail para ouvidoria@aosfatos.org ou entrar em contato por meio do Twitter ou do WhatsApp. A agência se compromete ainda a ouvir seus leitores e diz acreditar na informação verídica, correta e transparente.
Na mesma página que apresenta sua política de erros, a agência Aos Fatos também se apresenta integralmente como isenta e apartidária, submetendo também todo seu conteúdo para análise dos próprios leitores, onde caso alguém acredite que a mesma não está de acordo com as diretrizes da International Fact-Checking Network, poderá enviar uma reclamação.
Curiozone foi reconhecida como fonte de informação
Em junho de 2017, a Curiozone colheu os frutos de trabalhar sério e publicar matérias com comprovação. O Exército brasileiro, por meio de sua conta oficial no twitter reconheceu uma matéria da coluna Contando História, como fonte para conhecer a história das Batalhas de Guararapes, o confronto que deu origem à instituição.
#EBnaMídia Guararapes, o confronto que deu origem ao @exercitooficial. https://t.co/iBe3mmvnBc
— exercitooficial (@exercitooficial) June 13, 2017
-
Aconteceu5 dias atrás
Professora sobre uso da linguagem neutra: “Desnecessário”
-
Aconteceu3 dias atrás
Hasbro esclarece que “Sr. e Sra. Cabeça de Batata” não passarão a ter gênero neutro
-
Aconteceu6 dias atrás
Homem morre nos EUA após explodir equipamento que construía para chá de revelação do filho
-
Deu no YouTube3 dias atrás
Felipe Neto reclama de VAR e torcedor o tranquiliza: “Na Série B não tem VAR”