Connect with us

Tecnologia

Empresa de Elon Musk mostra vídeo de macaco jogando videogame com a mente

Divulgação do matéria desse tipo não foi acompanhado de um estudo revisado por pares, como geralmente é comum no meio científico.

Published

on

Imagine você um mundo em que é possível interagir com máquinas usando apenas o cérebro. Essa é mais ou menos a proposta da empresa Neuralink, do bilionário Elon Musk, que desenvolve tecnologias nesse sentido. Recentemente, a empresa, em seu canal do YouTube, publicou um vídeo em que um macaco aparece jogando videogame com a mente.

Nas cenas do vídeo, o macaco Pager, de 9 anos, que recebeu implante de um chip no cérebro cerca de seis semanas antes da gravação, controla o game ‘Pong’ mesmo com controle do videogame desligado.

Geralmente, vídeos assim acompanham um artigo revisado por pares em revistas científicas, o que não aconteceu. Contudo, a divulgação do material não foi dessa forma.

Ao mesmo tempo em que Pager era ensinado a jogar videogame com um controle, ele era recompensado por uma vitamina de banana. Enquanto fazia isso, um dispositivo da Neuralink gravava informações sobre a atividade dos neurônios do macaco por meio de um chip implantado em seu crânio, segundo a empresa.

No dispositivo que contém mais de 2000 eletrodos implantados nas regiões do córtex motor de Pager, responsáveis pela coordenação dos movimentos das mãos e braços, os dados foram colocados em um “algoritmo decodificador” para prever os movimentos das mãos pretendidos pelo macaco em tempo real.

Depois de calibrar o decodificador, a empresa disse que o macaco foi capaz de usá-lo para mover o cursor, em vez de utilizar o controle do videogame.

As cenas mostram Pager jogando com o controle desconectado.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados