Connect with us

Bizarrices

Artista italiano vende ‘escultura’ invisível por cerca de R$ 93 mil

Obra é do artista italiano Salvatore Garau.

Published

on

Foto: Reprodução/Google

O nome dele é Salvatore Garau, ele é italiano, e mesmo em meio a tempos de crise devido à pandemia, conseguiu um feito inacreditável: vendeu uma “obra” invisível pelo equivalente a cerca de R$ 93 mil. De acordo com informações do jornal espanhol AS, a ‘escultura’ que o artista de 67 anos leiloou, começou com lances de seis a nove mil euros, e terminou sendo vendida por incríveis 15 mil euros.

O artista plástico Salvatore Garau.

Sim, de acordo com a matéria, a ‘obra’ é uma escultura imaterial, ou seja, ela não existe. Pelo menos não fora da mente de seu criador. Só que Salvatore Garau defende sua obra, dizendo que não vendeu um nada, e sim um vácuo.

“O vácuo nada mais é do que um espaço cheio de energia, mesmo que o esvaziemos, e ali não resta nada, de acordo com o princípio da incerteza de Heisenberg, que nada tem peso. Portanto, tem energia que se condensa e se transforma em partículas, ou seja, em nós”, disse ao jornal AS da Espanha.

O artista explicou ao jornal, que quando decide ‘expor’ uma escultura imaterial num dado espaço, esse espaço irá concentrar uma certa quantidade e densidade de pensamentos num ponto preciso, criando uma escultura que, por ser seu título, só vai assumir as mais variadas formas. Salvatore argumenta que isso é possível, já que o ser humano moldou um Deus que nunca viu.

Segundo informações do jornal Estadão, é por essa razão que o artista diz que a obra ser colocada em qualquer lugar, mas deve estar localizada em um espaço livre de obstruções, cerca de 150 cm x 150 cm.

Iluminação especial e controle de temperatura naquele espaço são opcionais, pois a peça não pode ser vista de forma alguma. Estas instruções estão detalhadas no certificado de garantia, assinado e carimbado pelo artista, que o comprador da ‘obra’ receberá.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados