Connect with us

Aconteceu

Brasileira é a melhor ranqueada em Olimpíada Internacional de Informática

Carolina Moura Valle Costa é o nome da emoção.

Published

on

No final de junho, a equipe brasileira na 33ª Olimpíada Internacional de Informática (IOI) conquistou 4 medalhas, uma para cada componente: duas de prata e duas de bronze. O evento, realizado de forma online, reuniu 351 jovens de 88 países. Outro resultado importante para o Brasil no evento foi ter a menina mais bem colocada de toda a competição.

Carolina Moura Valle Costa, de São Paulo (SP), tem 17 anos e está no terceiro ano do ensino médio. Ganhou medalha de bronze na IOI e também coleciona resultados em eventos nacionais e fora do país. Ela tem uma medalha de ouro na Olimpíada Europeia de Informática para Garotas (EGOI); dois ouros na Olimpíada Ibero-Americana de Informática; 3 ouros e 2 pratas na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e um bronze na Olimpíada Europeia de Matemática para Garotas (EGMO).

Ela começou em competições desse tipo aos 11 anos e conta que, a princípio, os resultados não eram tão bons.

“No começo meus resultados não eram muito bons, até porque eu não sabia quanta dedicação era necessária ou os métodos apropriados para estudar. Com o tempo, peguei o jeito” diz.

Carolina pretende cursar Ciência da Computação e considera que suas conquistas podem inspirar outras jovens a escolherem carreiras na área de informática.

“Acho que meu resultado pode inspirar mais meninas na informática. Talvez elas possam ver em mim um exemplo ou alguém que as ajude – porque é assim que a inserção feminina acontece, com mulheres se inspirando umas nas outras e criando um ambiente de fortalecimento e incentivo” afirma.

O evento conta com apoio do MCTI por meio dos editais de olimpíadas científicas do CNPQ.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados