Connect with us

Aconteceu

Breakdance vai estrear como modalidade esportiva nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024

Além da estreante dança de rua, escalada, skate e surf serão mantidas na próxima edição das Olimpíadas.

Published

on

Com a pemissão do Comitê Olímpico Internacional (COI), o breakdance será incluído como modalidade esportiva nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. O estilo de dança de rua com giro sobre a cabeça e pernas para o ar foi a recomendação da capital da França.

De acordo com informações do portal G1, a Carta Olímpica exige o apoio da maioria dos membros do COI, como ocorreu em Paris, para que o esporte seja incorporado. As modalidades candidatas são julgadas a partir de fatores como popularidade, participação internacional e “valor agregado ao movimento olímpico”.

Performista masculino de breakdance.

Nos Jogos de Tóquio-2020, que terminaram no último domingo (8), por exemplo, os japoneses tiveram aval para beisebol, caratê, escalada, skate e surf. Estas duas últimas modalidades renderam ao Brasil duas medalhas de prata para Rayssa Leal e Pedro Barros, no skate, e medalha de ouro no surf para o potiguar Ítalo Ferreira.

Os organizadores franceses resgataram os últimos três esportes e adicionaram o breaking. Incluir esportes que repercutem nas redes e são praticados “todos os dias, nas ruas e em qualquer lugar”, era uma meta. Ao todo, a edição parisiense terá 32 categorias.

Mundial de Breakdance tomou conta de Mumbai.

A estreia desse símbolo da cultura urbana, um irmão do movimento musical nascido no gueto americano, é vista como mais um esforço do COI para rejuvenescer a audiência olímpica e engajar novos fãs.

As primeiras Olimpíadas das quais se tem notícia, em 776 a.C., tiveram um único esporte: uma corrida de 192 metros vencida por um cozinheiro, o grego Coroebus de Élis. Já os primeiros Jogos da modernidade, retomados na grega Atenas em 1896, premiou nove grupos desportivos, do atletismo ao tiro com rifle e pistola. As modalidades vão se modernizando. O futebol mesmo, só foi criado no século XIX, e só estreou como modalidade olímpica em 1900.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados