Connect with us

Aconteceu

Família imperial assina nota de repúdio contra Dom Pedro II de novela da Globo

Published

on

Foto: Reprodução/Google

Os descendentes da família imperial brasileira não estão nada satisfeitos com a forma como o imperador Dom Pedro II vem sendo retratado na novela ‘Nos Tempos do Imperador’, da Globo, exibida na faixa das 18h. Isso porque atendendo a pedidos, foi divulgada uma nota de repúdio na última quarta-feira (27) contra a representação do imperador, interpretado por Selton Mello, no folhetim.

Assinada por seis nomes, entre eles o deputado federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PSL-SP), a nota afirma que o folhetim de época “fere a honra” histórica do antigo mandatário brasileiro por tratá-lo como um sujeito de pautas progressistas, que são bandeiras da esquerda brasileira hoje em dia.

“O imperador dom Pedro 2º foi nosso melhor chefe de Estado, cuja boa obra na condução dos destinos públicos do Brasil, ao longo de quase meio século de reinado pessoal, faz-se sentir até os dias de hoje. […] Nosso repúdio aos ataques da TV Globo na sua novela Nos Tempos do Imperador, que ferem a honra de dom Pedro”, diz trecho da nota, divulgada nas redes sociais de cada um deles.

A maior reclamação da família Orleans e Bragança é em relação aos autores Alessandro Marson e Thereza Falcão. Com muita frequência, o texto da novela manda indiretas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em tramas e atitudes do próprio dom Pedro e do vilão Tonico Rocha (Alexandre Nero).

Entre as cenas que revoltaram os familiares distantes de dom Pedro 2º, estão passagens em que Tonico diz que iria praticar “rachadinha”, esquema de corrupção em que laranjas assumem cargos públicos e devolvem parte do salário ao chefe maior para que ele enriqueça ilicitamente.

“A Globo vem promovendo sistematicamente, nas últimas décadas, uma verdadeira revolução cultural, caracterizada pela desconstrução dos padrões tradicionais, a promoção da extravagância, da amoralidade e da cultura do caos, e denegrindo sistematicamente a nossa nação”, consta em outro trecho do comunicado.

Novela das 18h tem baixa audiência em SP

“No entanto, o maior biógrafo de dom Pedro 2º é, sem dúvida alguma, o povo brasileiro, que, passados quase 130 anos de sua morte no injusto e penoso exílio, não se esqueceu da grande respeitabilidade, da paternidade, e sobretudo, da brasilidade de sua figura e, por isso mesmo, rejeita as investidas mentirosas contra a sua memória. Não surpreende, pois, a novela estar registrando índices de audiência fraquíssimos”, conclui a nota de repúdio.

Nos Tempos do Imperador tem média até o momento de 17,7 pontos de audiência na Grande São Paulo. É o menor número da faixa das seis da tarde desde Boogie Oogie, produzida em 2014.

A novela das seis ficará no ar até fevereiro de 2022. Sua substituta será Além da Ilusão, protagonizada por Larissa Manoela, que estreia como contratada da Globo.

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados