Connect with us

Aconteceu

Jovem que cantava nos ônibus para pagar a faculdade se forma em medicina no Maranhão

A conquista de Joel Mistokles veio após sete anos de luta.

Published

on

Foto: Reprodução/Google

É possível ultrapassar barreiras, romper limites e vencer as adversidades para conquistar um sonho. Joel Mistokles Luis da Silva de Macedo Vale, de 33 anos, mais do que ninguém, pode confirmar isso. Na última segunda (18), o jovem morador do bairro São Bernardo, periferia de São Luís, se formou médico. Ele cantava em ônibus pela cidade para poder custear sua faculdade.

Em meio a falta de recursos para pagar a faculdade e a dificuldade de dar sustento à esposa e filhos, Joel diz que sempre buscou levar esperança às pessoas através da música, dentro dos ônibus da capital do Maranhão.

Joel afirma que sempre teve o sonho de ser médico e que lutou demais pelo sonho usando a música como ferramenta. O jovem se orgulha por não ter desistido, mesmo tendo esposa e filhos para cuidar.

“Quando finalmente passei para medicina, eu já cantava nos ônibus. Então vendia o CD nos coletivos, o material que eu tinha às vezes, cabo, carregador, película de celular… Porque quando a gente tem um sonho, luta com o que tem”, disse Joel Mistokles, o cantor dos ônibus.

Foram sete longos anos de luta, mas que graças a sua determinação, ele conseguiu vencer.

De acordo com informações do portal G1, a cerimônia de colação de grau contou com a presença de amigos, familiares, professores e alunos que acompanharam as batalhas que Joel travou durante o curso. Joel foi um dos mais aplaudidos e reverenciados.

“Eu sei de sua história. Eu sei de tudo o que você passou para estar aqui hoje. E eu te reverencio em nome de todos os que estão aqui presente para mostrar que sonhar não é proibido. E eu te parabenizo, Doutor”, declarou a professora e enfermeira Cianna, coordenadora da colação dos alunos de medicina.

Em 2016, todo o estado do Maranhão conheceu sua história, por meio de uma reportagem exibida pela TV Mirante. Naquela época, o jovem ainda estava no início do curso de medicina, se dividindo entre pagar os materiais do curso, e sustentar sua família.

Joel, o cantor do ônibus.

Joel contou que levantava de manhã cedo, por volta das 4 horas da manhã para fazer tapioca, cuscuz de arroz, de milho, entre outros pratos para vender na porta de casa, antes de ir para a faculdade, enquanto sua esposa cuidava do bebê. Ao chegar da faculdade, ainda dava tempo pra complementar a renda vendendo churrasquinhos na rua.

Joel com esposa e filhos.

A ideia de cantar nos ônibus surgiu quase por acaso. De acordo com ele, apesar de já cantar na Igreja e realizar trabalhos de evangelização, foi apenas em um momento de angústia, em janeiro de 2014, que ele percebeu que poderia usar seu dom para levar esperança às pessoas e ainda realizar o próprio sonho.

“Houve um dia que eu estava triste porque faltavam as coisas em casa. Então eu estava em um ônibus e comecei a cantar como se eu tivesse dentro do meu quarto. As lágrimas vieram para o meu rosto, cantei como se estivesse cantando para o meu próprio Deus. E quando eu passei a catraca, percebi que algumas pessoas estavam chorando dentro do ônibus. Então eu pensei: Isso só pode ser Deus. Não é o Joel. Então eu entendi que era ali, no ônibus, que eu deveria começar a cantar”, contou Joel.

Depois do sonho realizado, o novo médico, que afirmou não ter escolhido uma especialidade, tem novas metas: investir em conhecimento e permanecer em constante aprendizado para assim investir e aplicar na vida de seus pacientes.

Cristão, o jovem aproveitou para convidar a todos, por meio de sua conta no Instagram, para um culto em ação de graças no dia 22 para celebrar sua conquista.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados