Aconteceu
Movimento quer alterar frase da bandeira nacional incluindo ‘amor’ para “combater o ódio”
O grupo ‘Amor na Bandeira’ pretende “combater o ódio” incluindo a palavra ‘amor’, antes do ‘Ordem e Progresso’.

O movimento ‘Amor na Bandeira’, organizado por parceiros e amigos, marcou para ontem, sexta-feira (19), um encontro virtual para discutir a proposta de inclusão da palavra ‘amor’ na bandeira nacional. O tema, que já foi alvo de discussões anteriormente, tem o intuito de combater o ódio político e relembrar a relevância desta data.
De acordo com informações do jornal Estado de Minas, o movimento que pretende substituir o lema “Ordem e Progresso” por “Amor, Ordem e Progresso” acredita que a bandeira é o maior símbolo de uma nação. Para eles, a mudança da sociedade começa dentro de cada um e, para uma verdadeira transformação, é necessário que o amor seja a solução.
O encontro será realizado através da plataforma Zoom, e os ingressos para o evento podem ser obtidos através do portal Sympla.
O movimento pretende conectar os participantes da reunião à bandeira. “Neste encontro, vamos unir diferentes pessoas que acreditam na mesma causa e levantam a mesma bandeira para nos fortalecermos e ampliarmos a voz dessa causa”, descreve a organização do evento.
A partir da filosofia positivista de Auguste Comte, o lema da bandeira “Ordem e Progresso” foi reproduzido por meio da perspectiva do autor, que afirmava: “O Amor por princípio, a Ordem por base; o Progresso por fim”. O grupo acredita, então, que a exclusão da palavra ‘amor’ influi diretamente na formação dos valores nacionais.
Além disso, considera que o contexto político atual é de ódio e violência, e que, apesar da substituição do lema não ser uma solução aos problemas, deve-se usá-la para mostrar que uma revolução pode ser feita com amor.
Atualmente, a organização tem petições on-line lideradas por mais de um grupo, com o intuito de reforçar a proposta com assinaturas e enviar um projeto ao Congresso Nacional.
O encontro terá convidados e apresentações com o intuito de contextualizar o movimento e a importância da discussão.
-
Bizarrices3 dias atrás
Seminua, vestindo cueca do marido, mãe salva ganso de ataque de águia enquanto amamenta
-
Aconteceu18 horas atrás
Jovem de 20 anos morre após bicicleta perder freio e bater violentamente contra muro
-
Aconteceu1 dia atrás
Mulher é condenada a pagar R$ 5 mil em danos morais por foto com frase ‘fogo nos racistas’
-
Aconteceu5 dias atrás
ONG de combate à violência contra mulher manifesta apoio a Johnny Depp contra Amber Heard