Connect with us

Aconteceu

Emissora estatal da Venezuela transmite desenho de herói inspirado em Nicolás Maduro

Inspirado no ditador Nicolás Maduro, “Super Bigode” tem a função de “combater o imperialismo dos EUA” e “salvar o país”.

Published

on

A emissora de televisão estatal da Venezuela (VTV) exibiu nesta semana o desenho de um super-herói inspirado no ditaador comunista Nicolás Maduro, batizado de “Super Bigode”. De acordo com uma reportagem da rede mexicana Televisa, o personagem, que tem a função de “combater o imperialismo dos Estados Unidos” e “salvar o país”, gerou polêmica pela propaganda do governo e por retratar outros políticos de oposição como vilões.

O slogan do herói é “Com mão de ferro”, frase que Maduro repetiu divesas vezes ao assumir o poder em 2013. Em 2019, ele mesmo se descreveu como “Super Bigode”, durante uma declaração em que criticava o presidente do Equador, Lenín Moreno.

TV estatal da Venezuela transmite desenho de herói inspirado em Nicolás Maduro.

Conforme o jornal El País, numa prévia divulgada por jornalistas e apoiadores do Chavismo, dois personagens representados como galinhas, com traços que os identificam com os opositores Julio Borges e Henry Ramos Allup, tramam com um suposto vilão da Casa Branca um plano para causar um apagão no país. A situação remonta o período de 2019 em que cidades ficaram de três a dez dias sem fornecimento de energia elétrica.

O “Super Bigode” convoca um grupo de pessoas para garantir que vai resolver o problema. Na sequência, ele destrói um drone enviado dos EUA para gerar um suposto efeito eletromagnético capaz de hackear a principal usina hidrelétrica no país. O fornecimento de energia é retomado e a população o celebra como “indestrutível”.

Vale lembrar que fora da ficção, o país é um dos que tem a economia mais devastada na América do Sul.


Em meio a um contexto de controle e censura, não há informações sobre quem são os criadores da história, se é uma produção financiada com dinheiro público, quantos episódios terá, ou o tempo e os canais em que o desenho será transmitido.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados