Connect with us

Aconteceu

Em crise, Globo paga para influenciadores na internet falarem bem de sua novela

Novela ‘Um Lugar ao Sol’ tem sido ‘impulsionada’ por influenciadores digitais na internet.

Published

on

A Globo não está tendo sucesso em conseguir fazer vingar a novela ‘Um Lugar ao Sol’. Na tentativa de fazer a trama virar o jogo e reagir na audiência, que se encontra numa verdadeira crise no horário nobre, a emissora decidiu, de acordo com informações do site Notícias da TV, apelar para as redes sociais em um plano para trazer o público de volta para a TV aberta a todo custo, o que envolve conteúdo pago em perfis de fofoca no Instagram. É que a novela não tem alcançado índices de audiência, além de uma repercussão nos padrões que a emissora espera.

Em meio a revelação, surge a dúvida se o Big Brother Brasil também não seria um produto da TV Globo a ser impulsionado. Isso porque embora tenha bastante audiência, o reality, ao mesmo tempo, conta com a divulgação de muitos perfis na internet que seguem comentando sobre ele. Seria a Fatos Desconhecidos um desses perfis? O questionamento vem à tona após a página realizar postagens falando sobre o BBB. A Curiozone apurou que mesmo com forte rejeição e até mesmo sendo rechaçada por alguns de seus seguidores, a direção da Fatos não ordenou que seus editores parem de publicar matérias sobre o Big Brother.

A decisão da emissora de pagar para que influenciadores falem bem de sua novela desagradou Maurício Stycer. Em sua coluna no portal UOL, o jornalista disse acreditar que a Globo abre um precedente arriscado com isso.

Procurada, a Globo, em nota, não revelou quem seriam esses perfis. Contudo, a matéria do site Notícias da TV, mostra que a página Gina Indelicada, com mais de 10 milhões de seguidores, foi uma das que fechou parceria com a emissora para aproveitar o embalo da estreia do BBB 22 como gancho para divulgar a novela da autora Lícia Manzo.

Em crise, Globo paga para influenciadores na internet falarem bem de sua novela.

A reportagem revela que a líder de audiência já fechou parcerias parecidas em outras ocasiões, especialmente no Twitter. Em geral, os perfis, embora livres para criar o próprio conteúdo, recebem algumas orientações a mais. Isso porque uma parte do público observa mais atentamente a esse tipo de conteúdo por conta de rumores de que essas páginas são pagas, muitas vezes, para falar mal ou até mesmo blindar determinadas celebridades, em um esquema de máfia, onde não se deixa explícito que é uma publicidade.

Em relação a ‘Um Lugar ao Sol’, a Globo também está de olho em métricas que vão além dos medidos pela Kantar Ibope. A líder de audiência quer ampliar o debate sobre a trama nas redes sociais, com mais postagens feitas de forma orgânica pelos telespectadores. Isto é, de graça.

Ator Cauã Reymond, protagonista de ‘Um Lugar ao Sol’.

Em nota, enviada ao Notícias da TV, a emissora explicou que se trata de uma estratégia digital que é avaliada individualmente para cada um de seus produtos: “A divulgação de qualquer produto da TV Globo, desde realities, novelas, séries ou programas de variedades, atende a estratégias individuais, e considerando os mais diversos formatos de mídias e as evoluções de uso desses formatos. As novelas seguem sendo conteúdo orgânico para os influenciadores, mas isso não impede que, em alguns momentos, atendendo a objetivos estratégicos e específicos de marketing, as relações com alguns influenciadores seja impulsionada”, disse a emissora.

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados