Connect with us

Aconteceu

Usar uma máscara facial torna você mais atraente para o sexo oposto, diz estudo

A conclusão veio de um estudo de pesquisadores da Universidade de Cardiff, no Reino Unido.

Published

on

As pessoas que usam máscaras são consideradas mais atraentes do que quando não têm nada cobrindo o rosto. É o que diz um novo estudo que ganhou repercussão na mídia britânica.

Com a pandemia global do novo coronavírus que surgiu na China, o uso de máscaras faciais tornou-se algo comum. Algo que de acordo com informações do jornal britânico The Guardian, os pesquisadores da Universidade de Cardiff afirmaram tornar homens e mulheres mais atraentes aos olhos.

O estudo, que começou em fevereiro de 2021 e cujos resultados foram publicados na revista Cognitive Research: Principles and Implications, pediu a 43 mulheres que classificassem imagens de homens com base na atratividade.

As fotos foram mostradas com dois tipos diferentes de máscara facial, com um livro cobrindo parcialmente os rostos e sem nada cobrindo os rostos.

Usar uma máscara facial torna você mais atraente para o sexo oposto, diz estudo.

Tanto uma máscara médica azul quanto uma máscara de pano simples foram usadas no estudo, e os participantes disseram que os rostos que usavam máscaras cirúrgicas eram os mais atraentes.

Michael Lewis, da escola de psicologia da universidade, disse que o estudo provou que nossas preferências mudaram ao longo do tempo – com máscaras faciais consideradas menos atraentes antes da pandemia.

“Nosso estudo sugere que os rostos são considerados mais atraentes quando cobertos por máscaras faciais médicas. Isso pode ser porque estamos acostumados a profissionais de saúde usando máscaras azuis e agora as associamos a pessoas de profissões médicas ou de cuidados”, disse Michael Lewis, da escola de psicologia da Universidade de Cardiff.

Em abril de 2021, o humorista Rodrigo Fernandes, o Jacaré Banguela, comentou em seu Twitter disse que a ciência ainda não havia explicado esse fenômeno: “A pandemia veio pra revelar um tipo de pessoa que a gente não sabia que existia: a que é bonita só da testa até o nariz, mas quando tira a máscara é feia. Um fenômeno ainda inexplicado pela ciência”, disse. Bom, ao que parece, já há uma explicação.

Michael Lewis disse ainda que em um momento em que nos sentimos vulneráveis, podemos achar o uso de máscaras médicas reconfortante e, assim, nos sentirmos mais positivos em relação ao sexo oposto. Ele acrescentou que é possível que as máscaras faciais tornem as pessoas mais atraentes porque direcionam a atenção dos participantes para os olhos.

Zeca Urubu, na série animada do Pica Pau.

Será mesmo que é uma boa decisão confiar na aparência de quem está usando máscara? E você, o que acha disso? Ficou mais atraente com um pano cobrindo seu rosto?

Advertisement
Advertisement

Mais Acessados