Connect with us

Aconteceu

Em protesto contra invasão russa na Ucrânia, restaurante tira estrogonofe do cardápio

Mudança foi feita no restaurante Bar da Dona Onça, na região central de São Paulo.

Published

on

Será que determinados protestos não estão indo longe demais? Essa é uma pergunta que muitos podem fazer quando veem certas manifestações em meio a guerra que acontece entre Rússia e Ucrânia, que apesar de terem uma motivação justa, acabam levando a esse questionamento por conta do exagero.

Uma reportagem do portal G1 conta que o restaurante Bar da Dona Onça, na região central de São Paulo, decidiu remover o estrogonofe do menu. Além disso, dois bares também anunciaram alterações em seus cardápidos.

Em protesto contra invasão russa na Ucrânia, restaurante tira estrogonofe do cardápio.

Enquanto no restaurante comandado pela chef Janaína Rueda o estrogonofe foi retirado do menu desta terça-feira (08), o Levels Bar Lounge, no bairro Itaim, modificou o nome do chamado “Moscow Mule” para “Kiev Mule”. O bar também passou a oferecer um desconto de 10% no valor da bebida que contém uma mistura de vodca, gengibre e limão. O estabelecimento ‘Vaca Véia’, que também fica no Itaim é outro que aderiu a mesma mudança.

De acordo com a chef Janaína Rueda, a saída do “Estrogonofe de boi com batata palha frita e arroz soltinho” foi “uma forma de lembrar que uma nação não pode ser representada por um homem como este presidente, mas, sim, por sua rica história cultural, criada pelo povo.”

“Estamos na torcida pela paz e dizendo aos nossos amigos ucranianos e russos – que também estão sofrendo com essa guerra – que eles não estão sozinhos nessa luta”, completou a chef.

Já de acordo com Daniel Bordon, um dos sócios do ‘Levels Lounge Bar’, a mudança aconteceu “pensando em sermos solidários com um povo que está sofrendo com a guerra”.

Em uma postagem no perfil do bar nas redes sociais, um texto diz que a mudança ocorre “em solidariedade à nação ucraniana”, e que a alteração faz parte de um contexto de “tempos de conscientização”.

“Para nossa surpresa houve uma boa demanda, o que nos surpreendeu e nos deixou contentes”, disse Bordon.

A reportagem do G1 observa que as mudanças feitas pelos estabelecimentos, foram vistas com desconfiança nas redes sociais. No Twitter, alguns usuários classificaram a atitude como oportunista e questionaram a utilidade deste tipo de manifestação.

Origem das receitas

Embora o nome do drinque faça referência à Moscou, a capital russa, a bebida não teria nascido no país. Segundo o jornal New York Times, o coquetel foi criado em 1941 no Chatham Hote, em Nova York, nos Estados Unidos.

Também foi em protesto contra os ataques russos a retirada do estrogonofe do cardápio do Bar da Dona Onda. Apesar de ser um prato com raízes russas, ele foi bastante abrasileirado, de modo que a receita popular nos restaurantes paulistanos hoje em dia quase não tem semelhanças com a original.

Embora não haja consenso sobre a origem da receita, a mais aceita é a de que a criação foi feita por um cozinheiro francês que trabalhava para a família Stroganov em São Petesburgo. O nome do clã, afrancesado, virou stroganoff, com a letra a, no lugar do o que vemos na grafia brasileira. O prato seria uma homenagem ao conde, militar e diplomata Pavel Alexandrovich Stroganov.

As mudanças não estão apenas na palavra. Enquanto o original leva páprica, conhaque e creme azedo, por aqui é comum encontrar preparos com ketchup, champignon e creme de leite. E se, na Rússia, o ensopado é servido tradicionalmente com batatas fritas ou cozidas, no Brasil o estrogonofe vem quase sempre ao lado de arroz branco e batata palha.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados