Aconteceu
Morre aos 80 anos na Bolívia, Mario Terán Salazar, soldado que matou Che Guevara
Press F

O soldado boliviano Mario Terán Salazar, morreu aos 80 anos ontem na Bolívia, devido a problemas de saúde que não foram divulgados. De acordo com informações da rede francesa RFI, a morte de Salazar foi confirmada pelo general aposentado Gary Prado, em entrevista à rádio boliviana Compañera: “Ele era um homem corajoso”, disse Prado, que foi um dos coordenadores da operação que matou o guerrilheiro comunista.
Foi em 1967, por ordem do então presidente da Bolívia, René Barrientos, que o exército boliviano montou uma operação para deter Che Guevara com o apoio de dois agentes da CIA. O comunista revolucionário, após ser ferido, foi levado para uma escola abandonada em La Higuera, povoado na Bolívia a aproximadamente 300 quilômetros da capital Sucre.

Os últimos dias do revolucionário comunista Che Guevara.
No dia seguinte à ação contra Che, Salazar disparou oito vezes contra o guerrilheiro. “Foi o pior momento da minha vida”, disse Salazar anos depois, em entrevista ao jornal El Mundo. “Che Guevara me disse: ‘acalme-se’ e mire bem. Você vai matar um homem’. Dei um passo para trás, fechei os olhos e atirei.”
O corpo do guerrilheiro, que morreu aos 39 anos, foram transferidos para Santa Cruz de La Sierra, cidade boliviana. Após 30 anos, os restos mortais foram levados para Cuba.
-
Bizarrices5 dias atrás
Seminua, vestindo cueca do marido, mãe salva ganso de ataque de águia enquanto amamenta
-
Aconteceu3 dias atrás
Jovem de 20 anos morre após bicicleta perder freio e bater violentamente contra muro
-
Aconteceu3 dias atrás
Mulher é condenada a pagar R$ 5 mil em danos morais por foto com frase ‘fogo nos racistas’
-
Aconteceu6 dias atrás
Após ter agredido assediador, mulher é convidada para participar de evento de MMA