Connect with us

Aconteceu

Freira de Singapura, aos 67 anos de idade, se torna a nova campeã mundial de taekwondo

Published

on

Um freira boa de briga. É assim que você pode definir a irmã Linda Sim. Ela pesa menos de 50 quilos, admite que sempre foi pequena, mas se garante na hora da luta, afirmando que não precisa carregar uma arma pra se defender. A singapurense se juntou às Missionárias Franciscanas da Divina Maternidade, aos 43 anos de idade, mas mesmo assim continuou praticando taekwondo – e num nível considerado impressionante.

Agora você pode estar se perguntando se não há um conflito entre praticar uma arte marcial e dedicar sua vida a Deus como religiosa. No entanto, a irmã Linda compartilha que o poomsae [uma sequência de movimentos do taekwondo] é uma forma de arte: “é como uma dança. Não é violento, e o lema do taekwondo é ‘a paz é mais preciosa do que o triunfo'”, diz.

Freira Linda Sim ganha uma medalha de ouro no Campeonato Mundial de Taekwondo Poomsae na Coreia do Sul.

Curiosamente, ela recorre ao santo que inspirou sua ordem para explicar: “São Francisco orou: ‘Fazei de mim um instrumento de vossa paz’. O taekwondo me permite chegar às pessoas em uma língua que não seja a igreja”, garante.

Em abril de 2022, a detentora da faixa preta se tornou, de acordo com informações do singapurense The Straits Times, a primeira mulher de Singapura a conquistar uma medalha de ouro no Campeonato Mundial de Taekwondo Poomsae, na Coreia do Sul.

Ao contrário de muitas outras artes marciais, este esporte defensivo exige que o atleta lute contra um adversário imaginário. E ela venceu outras seis competidoras de sua categoria, tornando-se campeã mundial na faixa acima de 65 anos.

Ao conquistar o impressionante título, a irmã compartilhou:

“Senti-me no topo do mundo ao atingir um marco importante em minha jornada no taekwondo. Senti-me ótima, já que esta é a primeira vez que a Singapura ganha uma medalha de ouro – e também tive um grande sentimento de gratidão a Deus”, declarou.

David Koh, o presidente interino da Federação de Taekwondo de Singapura, também compartilhou: “A Federação de Taekwondo de Singapura está muito orgulhosa dela. Ela é um exemplo brilhante para nossos jovens de que o esporte é para todos”.

Parece que a Ir. Linda sempre foi atraída para a ação. Quando mais jovem, ela queria entrar para a polícia, mas desistiu quando descobriu que as mulheres estavam cada vez mais envolvidas com o trabalho clerical.

Linda Sim, juntamente com o Papa Francisco.

Embora tenha deixado sua mãe preocupada, Linda garante ter sentido um chamado para servir a Deus. A preocupação da mãe era em perder uma filha, mas logo acabou aceitando a decisão embora tenha levado mais de 10 anos para isso.

“Ia a todas as festas e fazia todos os esportes, mas havia um vazio em mim. Eu continuava a sentir que Deus estava me chamando e só encontrei a paz depois que me juntei às irmãs”, diz.

A religiosa viajou pelo mundo com seu trabalho, incluindo um período de 17 anos na Inglaterra para trabalhar em um convento, e três anos trabalhando como administradora em um hospital no Zimbábue. Entretanto, foi há 15 anos, quando estava trabalhando com crianças que sofriam de câncer, que ela começou a levar mais a sério sua paixão pelo esporte.

De fato, a federação estava ensinando taekwondo às crianças que lutavam contra o câncer em um hospital de Singapura. Ela passou, então, a treinar mais, a fim de ajudar a ensinar as crianças.

Ela percebeu que não era muito velha para levar o esporte a um nível superior e começou a participar de competições. Resultado: já conquistou 30 medalhas.

A campeã mundial teve que treinar três vezes por semana para a sua última competição, e embora ela tenha sentido algumas dores, insiste que “a idade não é um problema”.

A religiosa, que normalmente estaria além da idade da aposentadoria, não parece querer pendurar sua faixa preta tão cedo. Aos sábados, ela treina crianças e serve de exemplo para elas.

Esperamos que a Irmã Linda tenha muitos anos de vida pela frente para usar sua paixão pelo taekwondo como uma ferramenta para inspirar os outros!

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados