Aconteceu
Mesbla, loja de departamentos que vendia armas de fogo nos anos 90, volta a funcionar
O que a Havan é hoje, a Mesbla foi um dia; loja voltou em formato online de marketplace
Não é só o possível retorno do Orkut que está movimentando a nostalgia dos brasileiros. A loja de departamentos Mesbla, ícone do segmento no século passado, mas que entrou em falência nos anos 90, anunciou seu retorno nas redes sociais e com uma propaganda cobrindo o metrô do Rio de Janeiro, nesta semana.
Os novos donos negociaram o direito exclusivo ao uso do nome e a volta da marca está limitada às vendas online.
O site da Mesbla funciona como um marketplace, em que outras marcas podem expor e vender seus produtos, e divide-se nas categorias de roupas de cama, eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, informática e livros. A marca não tem intenção, por ora, de abrir lojas físicas novamente, funcionando apenas no endereço mesbla.com.
Ver essa foto no Instagram
Em Belo Horizonte, a Mesbla ocupou a esquina da rua Curitiba com a avenida Afonso Pena e tornou-se uma das referências da paisagem do Centro. Ainda hoje, o edifício onde ela operava tem o nome da marca. Nos anos 90, a loja vendia até mesmo armas de fogo.
Comercial de armas de fogo da Mesbla durante o Regime Militar.
Os brasileiros honrados podiam comprar e portar armas.
O Brasil era livre! pic.twitter.com/Xqn20h3fIn
— 𝘾𝙤𝙢𝙚𝙣𝙙𝙖𝙙🪖𝙧 𝙎𝙚𝙧𝙧𝙖∴ (@ComendadorSerra) July 9, 2017
Os novos donos da Mesbla, os sócios Marcel Jeronimo e Ricardo Viana, afirmam ter investido cerca de meio milhão de reais para lançar a plataforma de comércio.
A Mesbla foi fundada em 1912, no Centro do Rio de Janeiro, como filial de uma empresa de máquinas e equipamentos francesa. Em 1924, ela se tornou autônoma e, nos anos 80, com lojas que raramente tinham área inferior a 3.000 m², empregava dezenas de milhares de pessoas em todo o país.
Após o Plano Real, em 1994, seu declínio se acentuou, com uma dívida bilionária, e, em meados de 1999, decretou a falência. Os planos de retorno da Mesbla vêm desde 2010, quando a empresa já ensaiava uma volta online.
“Uma nova história para toda vida”, diz o slogan da campanha de retorno da Mesbla — a marca era conhecida, antes, pela frase “Prazer em servir”. A nova chamada da marca tocou a nostalgia dos consumidores, que deixaram mensagens movimentaram as redes sociais e lembraram outros fenômenos e cenários marcantes do último século que estão de volta, como a telenovela “Pantanal” e a inflação.
-
Aconteceu7 dias ago
Ana Maria Braga pede desculpas por dizer a expressão ‘a coisa continua preta’ na TV
-
Aconteceu5 dias ago
Entregador arremessa caixa com TV por cima de portão de casa e danifica aparelho; veja o vídeo
-
Aconteceu7 dias ago
Por R$ 64.990, Fiat Mobi é o novo carro mais barato do Brasil; veja mais detalhes
-
Aconteceu6 dias ago
Motivo por trás do fim da série de Duvivier na HBO é ainda mais curioso do que se pensava