Connect with us

Aconteceu

Festival de fake news consome redes sociais e jornalista “mata” até mesmo Glória Perez

Published

on

Foto: Reprodução/Google

A tarde desta sexta (12) não foi uma tarde para quem não tem fibra. A adrenalina dos pixels na tela chacoalhou o Instagram e o Twitter.

Felipe Neto, Mônica Bergamo, entre outros opositores de Jair Bolsonaro foram alguns dos principais integrantes desse festival de fake news. A do momento buscava evidenciar uma suposta relação íntima, quando, na realidade, se tratou de um encontro entre Michelle Bolsonaro e diversas outras mulheres, entre as quais, a esposa do assassino confesso de Daniella Perez, Guilherme de Pádua.

O jornalista Léo Dias, do portal Metrópoles, apurou a informação e concluiu que do que foi propagado sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, terem almoçado com Guilherme de Pádua (assassino de Daniella Perez, filha de Glória Perez) e sua esposa Juliana Lacerda, nada procede.

Foram cerca de 300 pessoas presentes no almoço que aconteceu em um restaurante em Belo Horizonte (MG), no domingo (07), e sequer teve a participação de Bolsonaro.

Na mesma data, o presidente estava almoçando em uma churrascaria em São Paulo, e logo em seguida, foi ao jogo do Palmeiras.

Após a avalanche de postagens no Instagram e no Twitter, o presidente, que é candidato à reeleição, afirmou que não iria tecer maiores comentários sobre o caso, e finalizou seu pronunciamento no Twitter dizendo que sua trajetória do que chamou de luta por leis mais duras para assassinos covardes, estupradores e demais crimes violentos fala por ele e mostra de que lado sempre esteve: “Enquanto viver, serão as vítimas, não seus algozes, que contarão com a minha eterna solidariedade”, concluiu Bolsonaro.

Nessa avalanche de desinformação, sobrou até para Glória Perez. Feroz contra o presidente, Felipe Neto, ao compartilhar a fake, acabou atacando a autora da TV Globo, disseminando outra fake. Dessa vez, a de que Glória seria apoiadora declarada do presidente, quando, na realidade, jamais explicitou publicamente seu voto para o cargo do executivo em Brasília.

Felipe Neto ataca Glória Perez por ser contra Bolsonaro.

A euforia foi tanta, que Mônica Bergamo, jornalista da Folha de São Paulo, na hora de assumir que a informação do Em Off era falsa, acabou “assassinando” a autora Glória Perez.

Somente às 20h, a jornalista veio corrigir o que havia postado, mostrando que sequer apurou as informações que estava publicando.

‘Travessia’, próxima novela da autora, coincidentemente, fala sobre o fenômeno das fake news. A trama que substituirá ‘Pantanal’, na Globo em outubro, contará a história de Brisa, interpretada por Lucy Alves, que se verá enredada em uma teia de mentiras após viralizar a notícia falsa de que ela é uma sequestradora de crianças.

O vetor para os ataques que Brisa sofrerá, é um vídeo deep fake, produzido por um grupo de jovens, em Portugal, que, sem calcular os riscos e consequências, faz uma montagem de brincadeira que prejudicará a dona da imagem usada no vídeo.

Atriz Lucy Alves, intérprete da personagem Brisa, na novela ‘Travessia’.

Os atores Humberto Martins, Raul Gazolla, além das atrizes Cassia Kis e Giovanna Antonelli, então entre os nomes confirmados no elenco.

Glória Perez costumeiramente gosta de retratar acontecimentos que mesclam a ficção com a realidade. A história relatada em ‘Travessia’ não é diferente. Em 2014, a dona de casa Fabiane Maria de Jesus, 33 anos, morreu dois dias após ter sido espancada por dezenas de moradores de Guarujá, no litoral de São Paulo.

Uma reportagem da Record relembrou o caso, mostrando que Fabiane foi agredida devido a um boato postado em uma rede social que afirmava que ela sequestrava crianças para utilizá-las em rituais de magia. Pelo menos um dos linchadores foi preso.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados