Connect with us

Aconteceu

Inflação oficial no Brasil recua registrando a menor taxa em 42 anos, segundo IBGE

Published

on

O Brasil registrou deflação, ou seja, queda no índice de preços, de 0,68% em julho. A redução é a maior da série histórica do IPCA, iniciada em 1980. Os dados são do IBGE, que afirma que o resultado foi influenciado, principalmente, pela retração nos preços dos combustíveis, em particular da gasolina e do etanol, e da energia elétrica, segundo o levantamento.

Em 20 de julho, a Petrobras anunciou uma redução de R$ 0,20 no preço médio da gasolina vendida às distribuidoras. Além disso, a lei que diminuiu o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, energia e comunicações, sancionada no final de junho, também contribuiu com o índice.

“Essa redução afetou não só o grupo de transportes, mas também o de habitação, por conta da energia elétrica”, disse o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov. “Foram esses dois grupos que puxaram o resultado para baixo”, explicou.

Outro grupo que contribuiu para o resultado da inflação foi vestuário, com uma desaceleração de 1,67% para 0,58%, após apresentar a maior variação positiva entre os grupos pesquisados nos meses de maio e junho. “A gente teve uma queda muito forte no preço do algodão, que é uma das principais matérias-primas da indústria têxtil, no final de junho”, esclareceu Kislanov.

Também mostrou ritmo de desaceleração o grupo de saúde e cuidados pessoais (0,49%) devido à variação inferior dos valores dos planos de saúde, na comparação com o mês de junho, e à queda de 0,23% dos itens de higiene pessoal, frente à alta de 0,55% em junho.

Em contrapartida, o setor de alimentação e bebidas acelerou no mês de julho. O resultado foi puxado pelo leite longa vida. “Essa alta do produto se deve, principalmente, ao período de entressafra, que vai de março a setembro, ou seja, um período em que as pastagens estão mais secas e isso reduz a oferta de leite no mercado e o fato de os custos da produção estarem muito altos”, comenta o gerente da pesquisa.

No ano, a inflação acumulada é de 4,77% e, nos últimos 12 meses, de 10,07%.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados