Connect with us

Aconteceu

Alho pode não só combater infecções como também proteger o coração; veja os benefícios

Published

on

As inúmeras notícias de gente morrendo de infarto e tendo morte súbita que nos últimos meses surgiram na imprensa, assustam muitas pessoas que enxergam perigo em certos medicamentos da indústria farmacêutica com seus efeitos colaterais. Essa preocupação, porém, não é nova. Em 2016, um informativo da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), já mostrava que doenças cardiovasculares eram a principal causa de morte no mundo; em 2021, a organização reafirmou a informação.

Alho descascado e ralado.

A boa notícia, é que se veio algum arrependimento por você ter tomado alguma medicação que você suspeita de que pode comprometer seu coração, a natureza, por outro lado, já nos oferece bons aliados na proteção desse órgão que é vital no nosso corpo.

E isso não é nenhuma conversa de curandeiro, até porque compromissada com a verdade, a Curiozone na matéria de hoje, como sempre, usa a própria ciência como base na forma de diversas fontes para se sustentar e mostrar para você, que o alho faz muito bem para o coração.

Cabeça de alho.

Esse ingrediente é onipresente na culinária brasileira, e até mesmo os médicos o indicam. Isso porque a lista dos benefícios para quem consome ao menos um dente de alho cru por dia é gigantesca. Diversas pesquisas já comprovaram seu potencial contra doenças.

O poder terapêutico do alho não é conhecido de hoje. Acredita-se que seu uso venha desde a época dos faraós no Egito, inclusive, como moeda de troca. Isso porque o alho, bem como a cebola, eram acrescentados à dieta dos escravos que realizavam as construção das pirâmides, justamente pelo fato dos alimentos aumentarem não só a força, como também o vigor dos trabalhadores.

Refogado de alho.

Uma reportagem do portal UOL mostrou que a alicina, um composto ativo do alho, é capaz de reduzir o colesterol -e veja só- diminuir significativamente os riscos de infarto agudo no miocárdio. Antes, uma pesquisa de 2010 da Universidade de Brasília em parceria com a Embrapa, já havia confirmado essa informação. Além disso, o alho é capaz de estabilizar os níveis de açúcar no sangue, sendo um bom aliado para quem tem diabetes. Isso porque ele pode ajudar a reduzir os níveis de glicose na corrente sanguínea em jejum e no controle da glicemia, o que pode ser benéfico para o controle do diabetes tipo 2.

Além disso, o alho ainda é essencial não só para prevenir a aterosclerose (acúmulo de gordura nas artérias), reduzindo o colesterol alto e os triglicerídeos, como também para combater o câncer de cólon e doenças infecciosas, melhorar os sintomas da asma e da bronquite e ainda atuar como um anti-inflamatório natural.

Se você quer aproveitar melhor o benefício do alho nesse sentido, é só consumir no máximo, dez gramas ao dia, cerca de três dentes grandes, ou até mesmo seis gramas na versão em pó. Mas calma, a gente sabe muito bem que apesar de ter benefícios incríveis, o seu sabor não é dos mais amigáveis quando consumido cru, que é a melhor forma para se absorver todos os nutrientes.

Salada com alho em rodelas.

Você pode ralar um dente de alho e adicionar misturado ao feijão, ou mesmo em uma salada fresca. Adicione um dente de alho ralado direto no prato de salada juntamente com temperos. Isso pode com certeza ser uma boa pedida.

E você, já usa o alho de alguma forma? Já sabia disso?

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados