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Square Enix perde US$ 140 milhões com cancelamento de projetos e revisará jogos futuros

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Será que foi uma boa ideia fechar acordos de exclusividade com a Sony e não lançar jogos em outras plataformas? É essa pergunta que paira na mente de muitos com a repercussão do recente caso de crise pelo qual a Square Enix, renomada desenvolvedora japonesa de jogos, está passando.

Recentemente, foi revelado que a empresa passa por uma significativa revisão de estratégia que resultou em uma perda extraordinária de ¥ 22,1 bilhões (cerca de US$ 140,9 milhões) no ano fiscal encerrado em março de 2024. A empresa divulgou esse impacto financeiro em um recente relatório à comunidade investidora, atribuindo-o ao “abandono de conteúdo”.

Essa mudança estratégica centra-se na abordagem de desenvolvimento de jogos em alta definição (HD), especificamente direcionada para plataformas PC e console, em contraste com dispositivos móveis e MMOs. A Square Enix expressou sua intenção de ser “mais seletiva e focada na alocação de recursos de desenvolvimento” nesta nova abordagem.

A empresa realizou uma análise minuciosa de seu pipeline de desenvolvimento sob essa nova perspectiva e identificou uma série de títulos que foram cancelados ou redefinidos, resultando na perda financeira mencionada. Embora os títulos afetados não tenham sido nomeados publicamente, essa mudança indica uma mudança significativa na priorização de projetos pela Square Enix.

A Square Enix não é alheia a grandes lançamentos, como exemplificado por “Final Fantasy 7 Rebirth”, lançado em fevereiro. No entanto, apesar do sucesso potencial desses títulos, a empresa está agora enfrentando o impacto financeiro dessas mudanças de estratégia.

Com isso, a decisão da Square Enix de revisar sua abordagem de desenvolvimento e o consequente cancelamento de projetos levantam questões sobre a estratégia de fechar acordos de exclusividade com a Sony. Embora tais acordos possam garantir recursos substanciais e apoio de uma grande editora, eles também limitam o alcance potencial dos jogos ao restringir seu lançamento a uma única plataforma.

Tendo uma indústria de jogos cada vez mais centrada na diversidade de plataformas e na acessibilidade, optar por não lançar jogos em outras plataformas pode resultar em perda de receita e alcance de público. Este movimento da Square Enix levanta a questão crucial de equilibrar os benefícios de parcerias exclusivas com a necessidade de maximizar o potencial de receita e impacto dos jogos.

As projeções financeiras anteriores da Square Enix indicavam um aumento nas vendas anuais para ¥ 360 bilhões (cerca de US$ 2,3 bilhões), um aumento de 16,8% em relação ao ano financeiro anterior. No entanto, a empresa previu que o lucro permaneceria estável em ¥ 55 bilhões (cerca de US$ 350 milhões). Agora, a empresa está revisando cuidadosamente essas projeções para avaliar o impacto da perda contábil.

Enquanto os detalhes específicos sobre os títulos cancelados ou redefinidos permanecem obscuros, fica claro que a Square Enix está em um período de transição e reavaliação de suas prioridades de desenvolvimento.

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