Em nova postagem enganosa, Fatos Desconhecidos fala sobre suposta aprovação de jovem em Harvard

Uma publicação da página Fatos Desconhecidos sobre uma estudante brasileira de 17 anos provocou questionamentos nas redes sociais. O perfil afirmou que Rute Conceição Silva Rodrigues, aluna de uma escola pública de Fortaleza, no Ceará, havia sido aprovada em quatro universidades internacionais, incluindo Harvard, nos Estados Unidos.


Segundo a publicação, a jovem também recebeu oportunidades de Cambridge, Universidade Estadual da Pensilvânia e NYU Abu Dhabi, todas para estudar Psicologia. Para custear cursos preparatórios e taxas de inscrição, que teriam totalizado aproximadamente US$ 800, ela utilizou recursos acumulados por meio do programa federal Pé-de-Meia.

A história ganhou repercussão, mas um detalhe chamou a atenção de seguidores: o calendário de divulgação dos resultados de Harvard não corresponde às datas apresentadas.

Internauta questiona aprovação em Harvard

Entre os comentários da publicação, uma internauta identificada como @annaclpassos contestou a informação e afirmou que a aprovação seria impossível considerando o calendário da universidade.

Em seu comentário, ela escreveu:

Isso é mentira!!! Harvard e demais universidades internacionais só liberam o resultado a partir da metade de dezembro, ou seja, literalmente IMPOSSÍVEL ela já ter passado. Eu estou no processo de aplicação assim como uma grande quantidade de outros brasileiros da comunidade, e todo mundo sabe que é mentira!!! Absurdo divulgar essas informações sem conferir antes, até porque as dezenas de brasileiros que passam todos os anos não recebem todo esse reconhecimento.

A internauta também compartilhou uma captura de tela com informações sobre o calendário de Harvard.

De acordo com o site oficial da universidade, candidatos que participam do processo Restrictive Early Action recebem as decisões em meados de dezembro. Já aqueles que optam pelo Regular Decision recebem os resultados até o final de março.

O prazo para a modalidade antecipada termina em 1º de novembro, enquanto o processo regular recebe candidaturas até 1º de janeiro.

A cronologia levanta dúvidas

A reportagem originalmente divulgada pela Secretaria da Educação do Ceará informa que Rute começou oficialmente os processos de candidatura em dezembro de 2025. O texto também afirma que ela recebeu as cartas de congratulações na semana anterior à publicação, realizada em 27 de outubro de 2026.

A sequência de datas levanta uma questão: se a aprovação em Harvard corresponde ao ingresso convencional de 2027, como a decisão teria sido comunicada em outubro de 2026, antes mesmo da divulgação dos resultados das modalidades antecipada e regular?

Até o momento, não foi localizada uma explicação pública sobre a modalidade de candidatura utilizada pela estudante ou documentação que esclareça a data da suposta admissão.

A história também foi divulgada pela Secretaria da Educação do Ceará, que publicou uma reportagem sobre a estudante em 27 de outubro de 2026.

Posteriormente, o conteúdo também foi removido do site oficial do órgão público.


A Curiozone também não localizou, até o fechamento desta reportagem, um esclarecimento da Fatos Desconhecidos sobre os questionamentos apresentados pelos seguidores.

O caso evidencia a importância de conferir informações antes de reproduzi-las, especialmente quando envolvem processos seletivos de instituições internacionais, cujos calendários são públicos e podem ser consultados por qualquer pessoa.
Reportagem Anterior Próxima Reportagem

Formulário de contato