Connect with us

Aconteceu

Federação Internacional de Atletismo decide vetar atletas trans em provas femininas

Published

on

A Federação Internacional de Atletismo (World Athletics), concordou, nesta quinta (23), que atletas transgêneros não poderão competir na categoria feminina em eventos internacionais.

Conforme repercutiu a revista VEJA, o presidente da entidade, Sebastian Coe, anunciou que atletas transexuais que passaram pela puberdade masculina não serão autorizados a competir em eventos que contam pontos para o ranking mundial. A regra entrará em vigor a partir do dia 31 de março.

Apesar da decisão, o presidente acrescentou que formará um comitê de trabalho para continuar a pesquisa sobre as diretrizes de elegibilidade para indivíduos transgêneros: “Não vamos dizer não para sempre”, disse Coe.

Publicação sobre o evento da entidade, no Twitter.

Ainda segundo o presidente da entidade, a decisão é “guiada pelo princípio geral de proteção da categoria feminina”.

O conselho também abordou a questão dos atletas russos e, de acordo com Coe, eles continuarão a ficar de fora das competições de atletismo em um futuro próximo, em razão dos conflitos na Ucrânia. O Comitê Olímpico Internacional está considerando a possibilidade de permitir que atletas russos e bielorrussos compitam como atletas neutros nos Jogos Olímpicos de Paris, mas essa decisão ainda está em aberto.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados