Connect with us

Aconteceu

Maior exercício de manobra aérea da história será lançado pela OTAN e aliados

Published

on

Na próxima semana, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e seus aliados estão prestes a realizar os exercícios de guerra aérea mais imponentes da história da aliança, como uma demonstração de força para conter a agressão russa na Europa.

Liderado pela Alemanha, o exercício reunirá 25 nações e contará com a participação de aproximadamente 250 aeronaves, incluindo bombardeiros estratégicos B-1, caças a jato F-35 de última geração e drones de longo alcance, totalizando mais de 10 mil soldados e cerca de 2 mil voos.

De acordo com informações do jornal O Globo, as experiências adquiridas durante esse treinamento permitirão que as forças aéreas aliadas reforcem sua presença na Europa e em outros locais, com o objetivo de proteger parceiros como Coreia do Sul e Japão.

A Guarda Aérea Nacional dos Estados Unidos contribuirá com 100 aeronaves e 2,6 mil soldados de 42 estados diferentes. Esses jogos de guerra serão realizados em várias regiões, desde a América, passando pela Alemanha, até as fronteiras russas no Báltico e no Mar Negro, entre os dias 12 e 23 de junho.

A liderança da Alemanha nesses jogos de guerra busca demonstrar uma postura mais assertiva, sendo que essa iniciativa foi concebida pela primeira vez em 2018, após a anexação da Crimeia pela Rússia quatro anos antes. A mais recente ação do presidente russo, Vladimir Putin, na Ucrânia, convenceu Berlim a reverter décadas de negligência em relação às suas forças armadas.

“É necessário que a Alemanha assuma uma responsabilidade muito maior e, às vezes, lidere entre as nações da OTAN aqui na Europa”, afirmou o general Ingo Gerhartz ao The Wall Street Journal. As forças lideradas por Gerhartz contribuirão com 70 aeronaves para essa atividade, e ele acrescentou: “Este exercício prova que somos capazes disso”.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados