Connect with us

Aconteceu

Influencer fitness Renato Cariani se torna alvo da Polícia Federal por tráfico de drogas

Published

on

O conhecido influenciador fitness Renato Cariani está sendo alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) com o intuito de reprimir e desarticular uma organização criminosa envolvida no desvio de produtos químicos destinados à produção de drogas. Nesta terça-feira (12), equipes da PF realizaram mandados de busca e apreensão na Anidrol, uma indústria química na Grande São Paulo da qual o influencer é sócio.

De acordo com informações do portal G1, a ação, batizada de Operação Hinsberg, conta com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e da Receita Federal. Mais de 70 policiais federais cumpriram 18 mandados em endereços localizados em São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

As investigações revelaram um esquema que envolvia a emissão fraudulenta de notas fiscais por empresas licenciadas para vender produtos químicos em São Paulo. Utilizando “laranjas” como depósitos em espécie, esses indivíduos agiam como se fossem funcionários de grandes multinacionais, sendo vítimas que figuravam como compradoras.

Ao todo, foram identificadas 60 transações dissimuladas vinculadas a essa organização criminosa, totalizando aproximadamente 12 toneladas de produtos químicos, incluindo fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila. Esse montante equivaleria a mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo.

Influenciador Renato Cariani.

As investigações também apontaram que os envolvidos utilizavam diversas estratégias para ocultar a procedência ilícita dos valores recebidos, como o emprego de interpostas pessoas e a constituição de empresas fictícias.

As pessoas relacionadas aos fatos investigados responderão, cada uma dentro de sua esfera de responsabilidade, por crimes como tráfico equiparado, associação para fins de tráfico, bem como lavagem de dinheiro. As penas cominadas podem ultrapassar 35 anos de reclusão.

Por meio de sua conta oficial no Instagram, o influenciador se manifestou dizendo que foi surpreendido pela operação da PF. Veja:

O nome da operação, Operação Hinsberg, faz referência a Oscar Hinsberg, químico que identificou a possibilidade de converter compostos químicos em fenacetina, sendo essa substância o principal insumo químico desviado no âmbito dessa operação.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados