Connect with us

Aconteceu

Em vez de isentar, Receita Federal prorroga prazo para que gaúchos paguem impostos

Published

on

Enquanto milhares de gaúchos lutam para reconstruir suas vidas após as devastadoras enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, uma notícia chocante dada pela Receita Federal, revoltou usuários nas redes sociais. O órgão do Governo Federal, em vez de isentar, anunciou que irá prorrogar o prazo para pagamento de impostos dos cidadãos gaúchos.

A medida, anunciada através de edição extraordinária do Diário Oficial da União, se trata da Portaria RFB Nº 415 de 06 de maio de 2024. Segundo informa o órgão, ela define a prorrogação dos prazos para pagamento de tributos federais e o cumprimento de obrigações acessórias.

Com base na Portaria MF nº 12/2012 do Ministério da Fazenda e no Decreto estadual nº 57.603, de 5 de maio de 2024, emitido pelo Governador do Estado do Rio Grande do Sul, os tributos federais com vencimento nos meses de abril, maio e junho de 2024 serão prorrogados para o último dia útil dos meses de julho, agosto e setembro de 2024, respectivamente.

Por exemplo, a entrega da declaração do imposto de renda, que normalmente se encerraria em 31 de maio, foi prorrogada para 31 de agosto.

Conforme o órgão, a medida visa proporcionar um fôlego aos contribuintes que enfrentam dificuldades decorrentes dos desastres naturais e que necessitam de mais tempo para organizar suas finanças e cumprir suas obrigações fiscais.

Usuários na plataforma X, o antigo Twitter, acusaram o órgão de tomar uma decisão desumana e insensível contrastando com a situação de emergência enfrentada pelos gaúchos. Enquanto os municípios tentam se reerguer, com famílias desabrigadas, estradas destruídas e comunidades inteiras devastadas, a Receita Federal parece mais preocupada em manter sua arrecadação intacta do que em oferecer um mínimo de alívio aos que mais sofrem.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados