Bluesky tem aumento no conteúdo de pedofilia em português após migração de usuários

Ela é a rede social que surgiu em 2021, porém só foi ganhar notoriedade mesmo com o bloqueio da plataforma X, no Brasil. Estamos falando da Bluesky, rede considerada alternativa e que conquistou mais de 10 milhões de usuários. Contudo, longe de ser uma alternativa melhor, a Bsky, na verdade, tem se mostrado uma rede bem perigosa. É que de acordo com uma reportagem publicada pelo portal Núcleo, o site está deixando passar batido um tipo de conteúdo completamente nojento e abominável: abuso sexual infantil, e pior, em língua portuguesa. 

Enquanto no X, a moderação segue critérios rígidos, após a mudança de comando para Elon Musk, na BlueSky, pelo menos 125 perfis em português compartilham e alguns até mesmo vendem materiais criminosos, apesar da própria rede social também proibir expressamente esse tipo de crime. 

De acordo com o portal, que conduziu uma investigação em parceria com pesquisadoras independentes, entre os materiais estão fotografias explícitas e abuso sexual. Os perfis e postagens que violam, sobretudo, a legislação brasileira, além das diretrizes da própria plataforma, foram mapeados por duas semanas.

Em nota, a Bluesky afirma ter aumentado o tamanho da equipe de moderação afim de lidar com o volume grande de novos usuários brasileiros. A reportagem, porém, verificou que a plataforma não modera frases, termos ou combinações de emojis associados ao abuso sexual infantil, mesmo explícitos.

"Utilizamos hash de imagens para identificar casos conhecidos de CSAM [Material de Abuso Sexual Infantil] que são compartilhados no Bluesky. Além disso, investigamos denúncias e redes que se envolvem com CSAM, mesmo que o conteúdo não esteja no Bluesky, e removemos todos os usuários envolvidos da plataforma", disse no comunicado ao Núcleo o chefe de Trust & Safety do Bluesky, Aaron Rodericks.

Segundo Rodericks, no dia 5 de agosto, somente seis dias depois do X ser suspenso no Brasil, houve um aumento de 10 vezes semana a semana na quantidade de denúncias desse conteúdo criminoso na rede.


Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato