Connect with us

Aconteceu

Mergulhador revela como é ser engolido por um tubarão-branco: “É assim que é morrer”

Published

on

No início de 2007, durante uma expedição para coletar abalones nas águas do Cabo Howe, localizado na costa leste da Oceania, o mergulhador profissional Eric Nerhus foi surpreendido por um enorme tubarão-branco que o engoliu por completo. Apesar das chances parecerem escassas, ele conseguiu sobreviver ao ataque e, mais tarde, relatar o incidente.

Recentemente, surgiram informações detalhadas sobre o ataque violento sofrido por Eric, por meio de um relatório obtido pelo jornal britânico The Sun a partir do banco de dados Global Shark.

Conforme o documento, no momento do incidente, o mergulhador, que tinha 41 anos de idade, estava coletando abalones a uma profundidade de cerca de 7 metros, enquanto seu filho adolescente esperava por ele no barco.

Mergulhador revela como é ser engolido por um tubarão-branco: “É assim que é morrer”.

“Uma onda de focas ou peixes grandes passa, [e] você pensa: ‘Ok, me pergunto o que os está perseguindo'”, descreveu Eric. “É quando os pelos da nuca se arrepiam.” Apesar da turbidez da água, o mergulhador ainda era capaz de avistar o casco da embarcação flutuando acima dele. Até que tudo escureceu: “Não consegui ver nada, porque estava olhando para o fundo da garganta dele.”

De acordo com a reportagem do The Sun, o tubarão atacou o mergulhador com uma primeira mordida que quebrou sua máscara e fraturou seu nariz. Mesmo diante da luta do mergulhador, o predador desferiu um segundo golpe, que o arrastou para dentro de sua garganta: “Comecei a ser sacudido horizontalmente, com um movimento muito forte”, lembrou a vítima, “pensei: ‘é o fim, é assim que é morrer’.”

Eric deixou seu instinto de sobrevivência tomar conta dele. Mesmo com suas mãos livres, ele buscou a cabeça do animal e localizou seus olhos. Determinado, começou a arrancá-los enquanto lutava para se afastar. No entanto, ao achar que estava se libertando, a mandíbula inferior do animal se fechou e seus dentes afundaram na parte de trás da cabeça de Eric, atingindo seu crânio. Ele então torceu seu olho com toda a força que podia, fazendo com que o tubarão reagisse e o soltasse. Após colocar o respirador novamente na boca, Eric percebeu que a batalha ainda não havia chegado ao fim.

Tubarão.

Eric encontrava-se debaixo d’água, machucado e enfrentando a ira de um enorme ser marinho. “Um grande olho redondo e negro fixava-se diretamente em meu rosto, sem nenhum sinal de medo de qualquer barco, humano ou animal marítimo”, relatou. Sua única chance era alcançar o barco na superfície, e assim o fez.

Enquanto subia lentamente à superfície, ele estendia seus braços e pernas o máximo possível, numa tentativa de alertar o tubarão de que não era uma foca. Felizmente, deu certo! Ao tocar o casco da embarcação, o filho de Eric o puxou, atônito com a cena que presenciava.

Assim que chegou à terra firme, as equipes de emergência foram chamadas e Eric foi levado às pressas para o hospital. Foram necessárias 75 suturas para costurar seus ferimentos, e ele decidiu abandonar a carreira de mergulhador. “Estou feliz por ainda estar vivo”, concluiu.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados