Connect with us

Aconteceu

MST dá início ao chamado ‘Abril Vermelho’ com invasão de propriedades no Nordeste

Published

on

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) deu início nesta segunda-feira (03) ao Abril Vermelho, ocupando 800 hectares de terras no município de Timbaúba, em Pernambuco.

De acordo com informações do jornal Estadão, cerca de 250 manifestantes tomaram posse das terras do Engenho Cumbe, que o movimento de esquerda classifica como “improdutivas”.

O MST alega que essas terras pertencem ao governo de Pernambuco e foram tomadas ilegalmente pela Usina Cruangi, causando graves impactos ambientais. A ação é parte da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, promovida pelo MST em todo o país durante o mês de abril, conhecida como Abril Vermelho.

Nos próximos dias, outras ocupações devem acontecer.

Fazendeiros da Bahia estão se mobilizando, em parceria com prefeituras e entidades de classe, para enfrentar o chamado Abril Vermelho, devido à inação dos governos de Lula e Jerônimo Rodrigues, governador do Estado, em conter as invasões de propriedades rurais.

Luis Uaquim, fazendeiro e um dos organizadores do movimento de resistência, que produz cacau e gado em Ilhéus, afirmou em entrevista à CNN Brasil que o movimento é uma reação ao governo Lula. Segundo ele, a mudança de governo na esfera federal trouxe de volta uma política de invasões de terra, apoiada pelo PT. E na Bahia, onde o PT governa há 16 anos, o MST encontra solo fértil para suas invasões.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados