Connect with us

Aconteceu

Infertilidade é um problema que afeta uma em cada seis pessoas no mundo, diz OMS

Published

on

Uma pesquisa conduzida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que aproximadamente 17,5% da população adulta mundial, sofrem com problemas de infertilidade. A preocupação é acentuada pela constatação de que em muitos países os tratamentos para infertilidade são financiados diretamente pelos pacientes.

O estudo ganhou repercussão em uma reportagem do SBT, que destaca que a infertilidade é uma condição que afeta o sistema reprodutor de homens e mulheres, sendo caracterizada pela incapacidade de conceber um filho após tentativas consecutivas de engravidar por pelo menos 12 meses. Em nações menos desenvolvidas, é frequente que as despesas com cuidados de fertilidade representem uma parcela maior do salário dos indivíduos, se comparado aos habitantes de países mais economicamente estáveis.

“Milhões de pessoas enfrentam custos de saúde catastróficos depois de procurar tratamento para a infertilidade, tornando esta uma grande questão de equidade e, muitas vezes, uma armadilha de pobreza médica para os afetados”, avaliou a Dra. Pascale Allotey, Diretora de Saúde Sexual e Reprodutiva e Pesquisa da OMS.

A diretora destacou que a pesquisa revelou uma lacuna significativa nos dados relacionados à infertilidade, ressaltando a falta de informações detalhadas sobre a prevalência da doença por faixa etária e causa. Diante desse cenário, ela fez um apelo para que os países priorizem a coleta de dados e a criação de tabelas que possam quantificar a infertilidade, identificar as necessidades de cuidados e reduzir os riscos associados.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados