Connect with us

Aconteceu

Em editorial, jornal O Globo critica presidente Lula: “Em que planeta ele vive?”

Published

on

O jornal O Globo publicou um editorial nesta quarta-feira (31) criticando as atitudes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação ao ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. O veículo questionou o senso de realidade do presidente e classificou seu discurso como inconsistente e exagerado.

O texto, que representa a opinião do jornal, ressaltou a afinidade de Lula com as “ditaduras amigas” do Partido dos Trabalhadores, como Cuba, Nicarágua e Venezuela, mas considerou a recepção efusiva ao ditador venezuelano um exagero. O texto argumentou que chamar a ausência de democracia na Venezuela de “narrativas” é uma ofensa às famílias das vítimas do regime ditatorial.

O jornal enfatizou que os ataques à democracia na Venezuela são uma realidade comprovada por organizações internacionais e locais, que resistem às práticas autocráticas do governo. Lula, segundo O Globo, parece não querer reconhecer essa realidade, pois o regime chavista, que está há mais de 25 anos no poder, manipula as regras eleitorais, controla as instituições, viola os direitos humanos, censura a imprensa e persegue opositores.

O jornal também mencionou que a Venezuela possui 300 presos políticos, prende jornalistas, sindicalistas e cidadãos dissidentes, além de enfrentar crises econômica, social e humanitária. O Globo destacou a contradição entre a defesa da democracia que Lula pregava durante sua campanha e sua postura atual de celebrar um regime oposto aos valores democráticos.

Por fim, o jornal ressaltou que nenhum outro chefe de Estado presente na cúpula da América Latina desta terça-feira (30) foi tão elogiado quanto Maduro, e considerou a atitude do presidente brasileiro como vexatória.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados