Connect with us

Aconteceu

Elon Musk anuncia internet gratuita para escolas no Brasil caso Lula encerre parceria com Starlink

Published

on

O Ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, anunciou nesta segunda-feira (08) que o governo Lula está considerando “rever” todos os contratos estabelecidos com a empresa Starlink, do magnata Elon Musk, que fornece conexão com internet. Essa medida surge em meio a um turbilhão de eventos que têm como epicentro um confronto entre o empresário e o Judiciário brasileiro.

No sábado (06), Elon Musk expressou críticas contra as decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, referentes às restrições à liberdade de expressão nas redes sociais, visando supostamente combater a disseminação de “fake news” durante o período eleitoral. Musk questionou publicamente as ações consideradas autoritárias do magistrado, apontando para uma realidade preocupante em relação à liberdade de expressão no Brasil.

A relação entre o governo Lula e a Starlink de Elon Musk foi destacada por Pimenta, que defendeu que o país não pode permitir uma “ingerência externa” que ultrapasse os limites constitucionais.

Ao saber da declaração chateada do governo (que pode, segundo informações do NIC.br, acabar com conexão de internet para 40 mil escolas no Brasil), Musk anunciou ainda na noite desta segunda-feira (08) que não tem problema. Se for o caso, a Starlink oferecerá internet gratuita para as instituições de ensino brasileiras: “Starlink fornecerá Internet gratuita para escolas no Brasil se o governo não honrar seu contrato”, afirmou Elon Musk.

A declaração do Ministro da Secom sugere uma crítica à rede social Twitter/X, insinuando que ela estaria fornecendo suporte ao que chamou de criminosos. Pimenta especificou sua preocupação com a possibilidade de indivíduos como o jornalista Allan dos Santos, encontrarem na plataforma espaço para a prática do que considerou atividades ilegais.

As medidas autoritárias de Moraes em relação à censura e a ameaça percebida por Elon Musk levaram diversos membros do governo Lula a defenderem a regulamentação das redes sociais como resposta a esse impasse.

Também na tarde desta segunda, a jornalista Andréia Sadi, funcionária da Globo, empresa que voltou a liderar verbas publicitárias do governo, chamou Elon Musk de menino mimado, sem noticiar a fala do ministro Paulo Pimenta, e nem mesmo o impacto que a pretensa iniciativa do governo em reação ao americano poderá causar.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados