Connect with us

Aconteceu

Suécia autoriza protesto que prevê queima de Alcorão em frente a uma mesquita

Published

on

A polícia sueca anunciou nesta quarta-feira (28), que concederá permissão para um protesto em que um indivíduo planeja realizar uma queima do Alcorão em frente à mesquita principal de Estocolmo.

De acordo com informações do jornal Estado de Minas, a decisão divulgada pela polícia afirma que os riscos de segurança relacionados à queima do Alcorão não são considerados tão significativos a ponto de proibir a manifestação.

O protesto está programado para ocorrer às 13h30 no horário local (08h30 em Brasília) nesta quarta-feira, que coincide com o primeiro dos três dias de celebração muçulmana do Eid al-Adha.

A área em torno da mesquita já está sendo monitorada pela polícia. Em janeiro, a queima de um Alcorão em frente à embaixada turca em Estocolmo desencadeou semanas de protestos e chamados de boicote aos produtos suecos.

Esse incidente também causou atrasos no processo de adesão da Suécia à Otan, devido à objeção de Ancara.

O organizador do protesto, Salwan Momika, de 37 anos, solicitou a permissão para expressar sua opinião sobre o Alcorão. Ele afirmou: “Vou rasgar o Alcorão e queimá-lo”.

Anteriormente, a polícia havia proibido dois protestos semelhantes em 6 e 9 de fevereiro, alegando preocupações com a ordem pública. Os manifestantes recorreram da decisão e um tribunal administrativo deu razão ao grupo no início de abril. Posteriormente, em meados de junho, um tribunal de apelação confirmou a sentença de primeira instância.

Com base nessas opiniões, a polícia decidiu autorizar esta última manifestação, que ocorrerá apenas alguns dias antes da cúpula da Otan em Vilnius, nos dias 11 e 12 de julho, onde Estocolmo espera avançar no processo de adesão à Aliança Atlântica.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados