Connect with us

Aconteceu

Felipe Neto se revolta com votos do ministro Cristiano Zanin no STF: “Inaceitável”

Published

on

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), parece estar provocando a fúria do influenciador esquerdista Felipe Neto. O magistrado indicado pelo presidente Lula, segundo Felipe, estaria contrariando as expectativas dos progressistas, e agradando os conservadores, entre os quais, os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Nesta quinta-feira (24), a respeito da discriminalização da posse de drogas, o ministro contrariou outra vez o voto dos ministros com posicionamento mais progressista em relação a matéria.

É importante ressaltar que o crime de porte de drogas poderá ser requalificado como tráfico com base na fundamentação das autoridades envolvidas.

O caso em análise no STF envolve um homem flagrado com três gramas de maconha, condenado a serviços comunitários, e foi levado à côrte pela Defensoria Pública de São Paulo. Destaca-se que a decisão do STF terá repercussão geral e impactará casos semelhantes, além de esclarecer a aplicação da lei. O julgamento, iniciado em 2011 e interrompido em 2015, foi retomado em 2018 e pautado em junho deste ano.

Antes, Zanin havia sido discordante dos ministros em outra votação. Apenas ele emitiu um voto contrário em relação à igualdade entre a homofobia e a transfobia e a injúria racial. Com 9 votos a favor e 1 voto contrário, o STF decidiu que ataques pessoais dirigidos a membros da comunidade LGBTQIA+ podem ser considerados crimes de injúria racial, sujeitos a penas que variam de 2 a 5 anos de prisão, além de multas; Felipe Neto também o criticou.

Postagem de Felipe Neto criticando o ministro Cristiano Zanin.

Em outra postagem, citando uma reportagem onde a senadora Damares Alves elogia a atuação de Zanin, Felipe se manifestou revoltado: “Teremos 27 anos deste sujeito no STF. Defenderei o voto no Lula em 2022 até a morte, mas classifico esse como seu maior erro até agora. Imperdoável, inexplicável e inaceitável. Temos agora 3 ministros ultra-conservadores na Corte”, disse na plataforma X.

Ao que parece, Felipe Neto está criticando um ministro do STF. Seria uma afronta à democracia? Vale a reflexão.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados