Connect with us

Aconteceu

Encarecimento de insumos com impostos levará a aumento no preço da cerveja, alerta Ambev

Published

on

O preço da cerveja vai aumentar. Esse é o alerta feito pelas indústrias Ambev e Heineken, principais empresas do setor cervejeiro, em comunicado enviado ao Ministério da Fazenda e aos Estados. Os órgãos do governo estão considerando aumentar os impostos sobre as bebidas para reforçar suas reservas financeiras, porém de acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, o setor já não consegue mais segurar o preço da bebida.

Por meio do Sindicerv, as fabricantes apresentaram um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que demonstrou que, entre 2019 e o final de 2022, elas absorveram 52,8% do aumento dos custos de produção. Segundo a entidade, essa elevação foi repassada aos preços na proporção de 14%. O setor tem uma participação significativa no cálculo da inflação medida pelo IPCA.

Essa política resultou na redução das já estreitas margens de lucro. Para as microcervejarias, o resultado foi ainda pior: nenhum retorno.

A entidade afirma que o aumento dos custos se deve à escassez de embalagens e ao aumento dos preços do malte e do lúpulo, que são insumos essenciais da cerveja e são em sua maioria importados.

Mesmo diante dessas dificuldades, espera-se que a produção e o consumo de cerveja cresçam 4,5% este ano, alcançando um total de 16,5 bilhões de litros.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados