Connect with us

Aconteceu

EUA avisam que vão tomar medidas se Maduro quebrar compromissos eleitorais na Venezuela

Published

on

Nesta segunda-feira, os Estados Unidos pressionaram Nicolás Maduro, exigindo a manutenção dos compromissos eleitorais com a oposição venezuelana para as eleições de 2024. De acordo com informações da CNN, o Departamento de Estado norte-americano alertou que medidas serão tomadas caso o acordo seja quebrado.

O alerta ocorreu após a Suprema Corte de Justiça da Venezuela suspender os resultados das primárias presidenciais da oposição deste mês, apesar de um acordo prévio que permitia a escolha de candidatos de ambos os lados. O governo dos EUA ameaçou reverter o alívio das sanções ao setor petrolífero venezuelano se Maduro não cumprir o acordo.

A Procuradoria da Venezuela está investigando as primárias e os organizadores da votação por crimes eleitorais, financeiros e conspiração. Os organizadores prestaram depoimentos à Procuradoria nesta segunda-feira, enquanto o regime venezuelano alegou fraude desde o dia da votação.

A suspensão dos resultados pela Suprema Corte é resultado de um processo movido pelo deputado chavista Jose Brito, alegando não ter sido incluído nas primárias organizadas pelos partidos. A decisão da Suprema Corte é temporária, aguardando uma decisão final sobre o processo movido por Brito.

María Corina Machado venceu as eleições primárias e é a candidata da oposição, obtendo 92% dos votos para disputar a Presidência contra Maduro, agitando um cenário político já tenso na Venezuela.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados