Connect with us

Aconteceu

Faixa que ilumina pedestre em travessia é testada em Fortaleza; veja como funciona

Luzes acionadas por inteligência artificial identificam presença humana.

Published

on

Um projeto em fase de teste, que tem como objetivo iluminar a faixa de pedestres enquanto eles atravessam a rua em um cruzamento movimentado, foi disponibilizado no trânsito de Fortaleza, no estado do Ceará. O sistema está localizado na Avenida Dom Luís, próximo à rotatória da Praça Portugal, no bairro Aldeota.

De acordo com informações do jornal Estadão, a prefeitura informou que esse trecho foi escolhido devido ao grande fluxo de veículos em curva, o que pode prejudicar a visibilidade dos motoristas em relação aos pedestres. O sistema está em operação há 20 dias.

Os técnicos da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania estão atualmente em fase de pesquisa em parceria com uma empresa americana que desenvolveu o sistema de iluminação. A iniciativa tem como objetivo aumentar a velocidade de resposta visomotora dos motoristas, permitindo-lhes frear a tempo e evitar acidentes com pedestres.

Lélio do Vale, coordenador da Central da Mobilidade para a Preservação de Vidas no Trânsito da AMC, afirma que a expectativa é que a iluminação dinâmica tenha um impacto positivo nesse sentido.

Sistema de iluminação nas faixas de Fortaleza.

Utilizando inteligência artificial, o sistema é ativado por um conjunto de luzes que detecta a presença de pedestres na faixa de travessia. Enquanto o pedestre se move pela faixa, a iluminação dinâmica lança feixes de luz que o acompanham até o fim da travessia. A prefeitura garante o funcionamento do sistema. Segundo a administração da capital do Ceará, o sistema é tão espertinho que consegue iluminar os pedestres que transitam em sentidos opostos, sem nem se confundir.

O sistema conta com câmeras e um equipamento que monitora o fluxo de pessoas na faixa de pedestres, iluminando a passagem dos caminhantes e garantindo uma travessia mais segura. Além disso, os técnicos da prefeitura ainda querem testar a eficácia do sistema em momentos de menor movimento, como na madrugada, quando os motoristas podem estar mais cansados e menos atentos. A ideia é que essa iluminação inteligente possa alertar os condutores sobre a presença de pedestres, evitando acidentes.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados