Connect with us

Tecnologia

Em termos, Google Play e App Store exigem que redes sociais disponibilizem função bloquear

Published

on

Elon Musk segue aplicando mudanças no Twitter, agora nomeado como ‘X’. Nesta sexta-feira (18), Musk anunciou sua intenção em fazer mais uma mudança que seria significativa. A função bloquear, segundo ele, é inútil e, por conta disso, deveria ser excluída.

Uma curiosidade, no entanto, acabou sendo levantada sobre usuários da plataforma em que ele é dono, por meio de uma checagem feita no tweet em que ele anunciou sua intenção.

É que, caso o bilionário decida seguir em frente e apostar em uma rede social que não permita que seus usuários possam bloquear outros, sua rede social estará transgredindo uma regra dos principais agregadores de aplicativos como Google Play, para Android, e App Store, para iPhone.

Ambos agregadores determinam que, caso o aplicativo seja um em que o conteúdo é gerado pelo próprio usuário, uma rede social, portanto, este deve ter a função bloquear para evitar abusos.

Em outras palavras, todas as redes sociais para smartphone, que estão disponíveis para Android e iPhone, em tese, devem ter a função bloquear.

Musk falou publicamente sobre sua intenção ao responder o perfil de uma de sas empresas, a Tesla. “Existe algum motivo para alguém bloquear ou silenciar alguém? Explique”, perguntou o perfil da empresa. Musk então respondeu afirmando que o a função é desnecessária, e que ela deveria permanecer apenas para DMs, as mensagens privadas enviadas entre usuários. Em seguida, afirmou que ela é inútil.

Elon Musk fala sobre sua intenção em acabar com a função bloquear.

Uma das empresas que se utilizou desse expediente é a Fatos Desconhecidos contra sua principal concorrente em suas redes sociais. Através do Instagram, ao notar o rápido crescimento do perfil da Curiozone a Fatos Desconhecidos utilizou a função bloquear para impedir o direito de resposta nos comentários e continuar difamando a página, incentivando seus seguidores a atacar a Curiozone em uma demonstração antiética.

Vale destacar que nenhuma conta é banida de nenhuma de nossas redes sociais oficiais. Se caso, a Fatos estivesse presente no Twitter, e Musk pudesse aplicar a mudança, isso não aconteceria. Em suma, há um lado bom e ruim para todas as coisas.

Outra curiosidade, é que o YouTube, plataforma de vídeos nativa do Android, não tem explicitamente uma função para bloquear canais. Você só pode bloquear usuários de comentarem em seu canal, porém você como espectador não pode bloquear canais que não quer assistir. Procuramos o Google para questionar a respeito da ausência dessa função, mas até o fechamento desta matéria, não foi retornado o contato.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados