Connect with us

Aconteceu

Atletas cubanos abandonam delegação após fim dos Jogos Pan-americanos de Santiago

Published

on

O regime comunista de Cuba não é algo que os cubanos querem viver. Pelo menos essa é a conclusão que se tira ao ver inúmeras notícias de cubanos que desertam sempre que podem.

Aqui na Curiozone você já viu pelo menos dois casos: um foi o de um atleta cubano, que foi derrotado em Miami e não quis voltar para o país de jeito nenhum. Aconteceu em 2023, no ano passado. Ivan Prieto Gonzalez, atuante na posição de bullpen catcher da seleção cubana, participou do World Baseball Classic, e virou notícia após não embarcar de volta para seu país. Outro caso foi o de um piloto cubano que roubou o antigo avião soviético Antonov AN-2, voou baixo e fugiu para os EUA.

Tirando os inúmeros refugiados no litoral da Flórida, esses são apenas alguns dos mais notáveis.

O caso mais recente agora acontece entre atletas que participaram dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. De acordo com informações da RFi, após o encerramento dos Jogos Pan-americanos em Santiago, Chile, o grupo de atletas cubanos teria desertado e solicitado refúgio no país.

Segundo o governo local, oito atletas teriam iniciado o processo para permanecer no Chile. Seis deles são jogadoras da equipe feminina de hóquei, que deixaram as instalações após uma derrota que as colocou no 5º lugar da competição. Os detalhes sobre os outros dois atletas e as modalidades que praticam não foram revelados.

Os atletas teriam deixado as acomodações designadas para a delegação cubana e cortado todo contato com as autoridades de seu país de origem. A decisão teria sido motivada pela necessidade de solicitar refúgio, já que seus vistos para o país possuíam uma validade específica apenas para a duração dos jogos. Com a proximidade do vencimento dos vistos, os atletas corriam o risco de ficar em situação de ilegalidade no país. Segundo informações da Polícia Investigativa, a validade dos documentos expirará no próximo domingo (12).

Durante sua participação nos Jogos Pan-americanos de Santiago, a delegação cubana conquistou um total de 69 medalhas, sendo 30 de ouro, 22 de prata e 17 de bronze, o que garantiu a Cuba o 5º lugar na classificação geral dos jogos.

Conforme destaca a RFI em sua reportagem, essa foi uma situação que causou um constrangimento nada pequeno para os comunistas chilenos. Isso porque o Partido Comunista Chileno, é um fervoroso defensor do regime cubano. E claro, com uma situação assim, fica difícil até de argumentar a favor dele.

Enquanto isso, as autoridades cubanas ainda não se manifestaram oficialmente sobre o incidente, e o futuro dos atletas no Chile permanece incerto. Os anos se passam, e o comunismo, coitado, permanece cada vez mais rejeitado por quem o viveu.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados