Connect with us

Animais

Mulher é mordida por um dos polvos mais venenosos do mundo na Austrália

Published

on

Uma australiana de 30 anos foi atacada por um Hapalochlaena lunulata, espécie de polvo popularmente conhecida como polvo-de-anéis-azuis. O caso ocorreu nesta quinta (16) na praia de Chinamans, Sydney, Austrália. Esse tipo de polvo é conhecido por ser capaz de incapacitar até 20 homens adultos.

De acordo com informações do jornal britânico The Guardian, o paramédico Christian Holmes relatou que a vítima, que não teve identidade revelada, estava sentindo dor na área da mordida e aplicou compressas de gelo antes de ir para o hospital para tratamento e observação de possíveis novos sintomas.

“Uma mordida de polvo-de-anéis-azuis é rara para nós, mas eles são extremamente perigosos”, declarou Holmes.

O polvo-de-anéis-azuis, que tem cerca de 12 cm, é reconhecido como um dos animais mais tóxicos do planeta. Sua mordida é capaz de paralisar a vítima em poucos minutos, causando até mesmo parada respiratória – e apenas 0,5 mg de seu veneno é suficiente para matar um adulto.

Mulher é mordida por um dos polvos mais venenosos do mundo na Austrália.

A princípio, a mordida pode não doer, mas após 10 minutos a vítima pode começar a ter dificuldade para respirar e ficar paralisada, precisando de ventilação mecânica. Os sintomas geralmente duram de 4 a 10 horas e podem ser letais.

Embora não exista um antídoto específico para o veneno do polvo-de-anéis-azuis, os pacientes que resistem aos sintomas tendem a melhorar rapidamente após o período crítico.

Embora raras, as ocorrências envolvendo esse animal podem ser perigosas. Em 2018, um homem teve que ser levado às pressas para o hospital depois de inadvertidamente colocar um polvo-de-anéis-azuis em seu bolso. Outra turista teve sorte ao escapar por pouco de uma mordida após segurar um desses animais.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados