Connect with us

Animais

Acasalamento de tatu-canastra em vida livre é flagrado pela primeira vez e vídeo viraliza

Registro é importante para a ciência e auxilia em pesquisas mais aprofundadas sobre a espécie.

Published

on

O momento em que dois tatus-canastras foram flagrados mandando ver na reprodução em plena beira de uma estrada de terra acabou viralizando nas redes sociais.

De acordo com informações do portal G1, não foi revelado o autor da filmagem, mas especialistas garantem que ela tem um valor científico incrível.

Ao longo dos anos de pesquisa, câmeras fotográficas capturaram várias cenas que aparentavam ser de acasalamento, mas as fêmeas sempre pareciam estar na corrida.

“Isso é característico dos tatus. O tatu-peba, por exemplo, às vezes copula andando. Então ter acesso a todas essas novas informações a partir desse novo registro, como o posicionamento da fêmea parada, é algo importante e novo para os nossos estudos”, diz o pesquisador Arnaud Desbiez, coordenador do projeto tatu-canastra.

O especialista afirma ainda que o vídeo é excepcional e inédito, já que o projeto de estudo da espécie existe desde 2010 e nunca antes havia sido capturado algo semelhante. Portanto, ele é considerado valioso para a pesquisa e conhecimento sobre a espécie.

Não é nada fácil flagrar um acasalamento de tatu-canastra, afinal, esses animais são bastante reservados e noturnos, além de não dividirem muito seus habitats. Para tornar a tarefa ainda mais difícil, esses tatus só atingem a maturidade sexual lá pelos seus sete ou nove anos de idade.

“Depois disso, as fêmeas têm apenas um filhote a cada três ou quatro anos, com uma gestação que dura em média cinco meses, por isso também que é muito difícil filmar momentos de cópula”, esclarece Desbiez.

Os tatus-canastra são animais longevos, podendo chegar a viver mais de duas décadas. Infelizmente, essa espécie está ameaçada de extinção e é classificada como “Vulnerável”.

Em relação ao estudo morfológico que visava identificar diferenças entre os sexos desses tatus, foi constatado que há poucas diferenças aparentes. Entretanto, uma característica distintiva é que os machos possuem patas traseiras maiores e mais longas: “Com o vídeo conseguimos entender que o motivo está relacionado com o movimento de acasalamento, já que para alcançar a fêmea o macho fica quase que na ponta dos pés”, acrescenta Desbiez.

Na imagem, um tatu-canastra resgatado em Barra do Garças.

No que diz respeito a “ferramenta” do bicho, o tatu-canastra é um mamífero terrestre com um órgão reprodutor masculino bastante peculiar. Proporcionalmente ao tamanho do corpo, esse animal possui um dos maiores pênis do reino animal, com uma média de 30 centímetros. O interessante é que o tamanho do pênis do tatu-canastra é um indicador da idade do animal, já que o órgão reprodutor cresce até a fase adulta, por volta dos oito anos de idade.

Dentre as 21 espécies de tatus que existem nas Américas, o tatu-canastra é o maior deles. Com distribuição pela parte sul do continente, esse animal pode pesar mais de 50 quilos e costuma passar a maior parte do tempo escavando buracos e túneis subterrâneos, sendo pouco avistado na superfície.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados

entirePageLink.remove(); // Remove a zona clicável após o clique }); });