Connect with us

Aconteceu

Publicada no Estadão, análise diz que Lula não cumpriu promessas aos 100 dias de governo

Published

on

Em uma publicação do jornal O Estado de S. Paulo desta segunda-feira (10), o jornalista Daniel Weterman ressaltou que o governo Lula (PT), em seu novo mandato, completou 100 dias sem aprovar nenhum projeto no Congresso e deixou de cumprir algumas das promessas de campanha. O texto destaca ainda que o atual presidente direcionou suas críticas ao Banco Central e reverteu o marco do saneamento.

Conforme a análise do comunicador, as dúvidas a respeito da vontade do líder do Executivo em eliminar o déficit público até 2024 aumentaram devido à demora na apresentação do arcabouço fiscal e à postergação de medidas cruciais para aumentar a arrecadação, que foram adiadas para o segundo semestre.

“Outras propostas centrais de Lula na campanha e na transição de governo ficaram pelo caminho, ou foram adiadas. Na lista de grandes projetos, o governo abriu mão de encaminhar uma nova reforma tributária, proposta que será encabeçada pelos parlamentares a partir dos textos que já estão no Congresso e que ainda não tem apoio para ser aprovada”, assinala Weterman.

Entre as diversas promessas não cumpridas, estão o não cumprimento do aumento real do salário mínimo, a falta de aumento na isenção do Imposto de Renda e a não correção da tabela, que eram compromissos assumidos anteriormente. Em vez disso, “optou por recuperar programas antigos”, mas “foi criticado por não ter revisado o desenho desses benefícios e corrigido distorções”.

A análise destaca que, nos seus primeiros 100 dias de governo, Lula ainda não deixou uma marca significativa. Weterman conclui observando que o presidente tem expressado sua confiança em relação ao crescimento do país, superando as expectativas pessimistas do mercado financeiro, mas sem fornecer detalhes sobre como isso será alcançado.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados