Connect with us

Aconteceu

Existe uma estátua de Jesus Cristo no fundo do mar na Ilha de São Paulo, em Malta

Published

on

A Estátua de Cristo, também conhecida em maltês como Kristu tal-Bahhara (Cristo dos Marinheiros), é uma estátua subaquática de Jesus Cristo. Ela se encontra localizada a cerca de meio quilômetro de Qawra Point, no nordeste de Malta.

De acordo com dados do mapeador MaltaDives, essa estátua originalmente foi afundada em 1990 perto da Ilha de St. Paul e no ano de 2000, foi movida para próximo ao naufrágio do MV Imperial Eagle perto do recife Qawra, a uma profundidade de 35 metros, em um mergulho de barco para mergulhadores experientes.

Existe uma estátua de Jesus Cristo no fundo do mar na Ilha de São Paulo, em Malta.

A estátua do Cristo tem 3 metros de altura e fica na areia branca em um anfiteatro natural de rocha. O rosto de Cristo está voltado para a superfície e para os marinheiros acima, e seus braços estão estendidos. Um vale subaquático leva da estátua até a proa da Águia Imperial a cerca de 30 metros de distância, e a Estátua de Cristo geralmente é mergulhada junto com os destroços. Há também um arco de rocha natural na parede do recife e, fora do arco, uma grande âncora que data de 1600.

Outras estátuas subaquáticas em Malta são a Estátua de Nossa Senhora (Madonna) em Cirkewwa, o presépio em Ghar Lapsi e o capacete de mergulho em Wied iz-Zurrieq.

A estátua de Kristu tal-Bahhara (Cristo dos Marinheiros) foi feita pelo escultor maltês Alfred Camilleri Cauchi. A estátua de 3 metros de altura é feita de concreto e fibra de vidro, para manter sua forma em águas frias, salgadas e profundas. Kristu tal-Bahhara é modelado em Cristo do Abismo (Cristo degli Abissi), uma estátua subaquática de bronze em San Fruttuoso, perto de Gênova, na Itália, e é uma de suas muitas cópias em vários locais ao redor do mundo. Cauchi foi contratado para criá-lo para comemorar a primeira visita do Papa João Paulo II a Malta em 1990.

A estátua de Jesus Cristo foi colocada no fundo do mar no sábado, 26 de maio de 1990, na presença do Papa João Paulo II. O papa também abençoou a estátua – Kristu tal-Bahhara foi a única estátua desse tipo a ser abençoada durante seu papado. A estátua foi originalmente localizada na Ilha de St. Paul, perto de Mellieha, no nordeste de Malta. Tradicionalmente, a Ilha de São Paulo é considerada o local onde o apóstolo Paulo naufragou e trouxe o cristianismo para Malta, tornando-o um local adequado para a estátua de Cristo.

Kristu tal-Bahhara se tornou um local de mergulho popular. No entanto, uma década depois, a visibilidade ao redor da estátua havia se deteriorado acentuadamente e o número de mergulhadores também havia diminuído consideravelmente. Portanto, foi decidido realocar a estátua de Cristo e, em 17 de maio de 2000, ela foi levantada do fundo do mar e afundada novamente em Qawra Point em um parque marinho subaquático, perto do naufrágio do Imperial Eagle que foi afundado um ano antes na área. Kristu tal-Bahhara agora está a 35 metros de profundidade, a uma curta distância da proa do naufrágio.

Para o 25º aniversário em 2015, a estátua passou por uma limpeza profissional. No domingo, 31 de maio de 2015, durante uma cerimônia, o arcebispo de Malta, Charles Scicluna, abençoou novamente a estátua. Ele também abençoou uma placa memorial de latão para marcar a ocasião, que foi fixada na base da estátua por uma equipe de mergulhadores.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados