Connect with us

Aconteceu

Dove acusa maquiadores de Brendan Fraser de “apropriação gordural” após vitória no Oscar

Published

on

Os maquiadores responsáveis pelo visual do ator Brendan Fraser em “A Baleia”, filme vencedor do Oscar de melhor cabelo e maquiagem, estão enfrentando uma crítica curiosa, e de uma fonte mais inusitada ainda: a marca de sabonetes Dove, que os acusa de apropriação de gordura. A crítica da marca é direcionada ao fato do filme ter lucrado com a utilização em destaque de um traje de gordura usado pelo ator.

O termo “apropriação gordural” no título dessa matéria é uma licença poética para ilustrar o que a militância agora, vem aludindo o termo “apropriação cultural”. Esse debate curioso começou após um militante reclamar que os estúdios de Hollywood estavam se apropriando de identidades ao usar maquiagem para que atores sem a necessidade de tal recurso pudessem interpretar personagens gordos. A sugestão apresentada foi que apenas atores com sobrepeso deveriam ser escalados para esses papéis.

“Tão decepcionante que ‘A Baleia’ ganhou o Oscar de melhor cabelo e maquiagem. Ternos gordos são prejudiciais – eles não são sua oportunidade de ganhar prêmios. Nossa identidade não é sua fantasia. Elenco atores gordos para interpretar personagens gordos. #TheWhale #fatphobia #fatsuit #Oscars”, twittou uma usuária, que após a repercussão privou sua conta.

Respondendo a usuária, a marca de sabonetes Dove pediu a Hollywood que “Pare de dar prêmios de ternos gordos!!” e acrescentando: “Queremos uma melhor representação em Hollywood. #VamosMudarBeleza.”

Ao responderem ao tweet da Dove, alguns apontaram que o peso retratado no filme estava causando mais do que apenas problemas de saúde para o personagem de Fraser, estava se mostrando fatal.

“Talvez porque pesar 600 libras (272 kg) seja extremamente perigoso, e os estúdios de cinema prefiram usar próteses e maquiagem do que um ator que pode nem sobreviver ao filme?”, respondeu um usuário.

Diversos usuários rapidamente fizeram críticas à empresa, seja sugerindo que eles parassem de se aliar à militância e se limitassem a produzir sabão, ou até mesmo reclamando da qualidade do produto que já fabricavam.

Quanto ao ator Fraser (que ganhou uma quantidade significativa de peso para interpretar o personagem, além de usar o “terno gordo”) e o diretor Darren Aronofsky, a intenção foi outra. Segundo os artistas, banalizar a obesidade e transformá-la em uma fantasia, nunca foi a inteção ao produzir o filme.

“Não sou um homem pequeno, e eu não sei qual é a métrica para se qualificar para desempenhar o papel. Só sei que tive que fazer uma performance o mais honesta possível. Não há como você escalar alguém para fazer esse trabalho, então tivemos que criar e usar maquiagem para chegar lá”, declarou Fraser.

Aronofsky, sugerindo que muitas das pessoas que criticavam o uso de maquiagem nem tinham visto o filme, declarou: “O filme é sobre trazer empatia a dois personagens pelos quais você não espera sentir”.

“The Whale” (em português A Baleia), levou para casa dois Oscars: um de melhor maquiagem e cabelo, e outro para Fraser de melhor ator em um papel principal.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados