Connect with us

Aconteceu

Cafeteria anticapitalista “pague quanto puder” em Toronto fecha as portas após um ano

Published

on

Uma cafeteria autodenominada “anticapitalista” no Canadá, ficou famosa por conta de seu modelo de negócios “pague o quanto puder”. A proposta parece ser inusitada, um tanto quanto irreverente e até mesmo revolucionária. Contudo, a ideia parece não ter frutificado. Isso porque o estabelecimento que foi inaugurado em março de 2022, já teve seu fim definido.

De acordo com informações da FOX News, a loja ‘O Anarquista’ fechará no próximo dia 30 de maio. O anúncio foi feito pelo proprietário do estabelecimento em um comunicado, culpando a “falta de riqueza geracional/capital semente de fontes eticamente falidas” pelo fim do empreendimento.

O estabelecimento oferecia café coado aos clientes a um preço de “pague o quanto puder”, enquanto cobrava por outras bebidas, como café expresso e chás, além de doces de café da manhã, para compensar a receita perdida.

Além disso, a cafeteria também permitia que o público usasse o banheiro e permanecesse na vitrine sem realizar uma compra. Por fim, a loja também apresentava uma seleção de livros radicais, arte, broches, camisetas e muito mais para venda.

O chamado “café anticapitalista, loja e espaço comunitário radical em terras roubadas” chamou a atenção quando foi inaugurado, especialmente entre conservadores e apoiadores do capitalismo.

Outras críticas também vieram por parte de clientes locais, que se manifestaram contra os preços considerados altos dos produtos pagos na cafeteria, chamando o proprietário de hipócrita por cobrar tanto, mesmo alegando estar contra os valores e desejos capitalistas.

Apesar do encerramento, o proprietário Gabriel Sims-Fewer não aceita definir sua empreitada de curta duração como fracasso. Segundo o canadense, a cafeteria foi “um tremendo sucesso”.

“Infelizmente, a falta de riqueza geracional/capital semente de fontes eticamente falidas me impediu de enfrentar tranquilamente a temporada de inverno ou de crescer nas medidas necessárias para ser sustentável a longo prazo”, afirmou ele em um comunicado.

Ele concluiu sua declaração com uma série de palavras de baixo calão: “F#%a-se os ricos. F%d$-se a polícia. F#%a-se o estado. F%d$-se o campo de extermínio colonial que chamamos de ‘Canadá’”, assinou Sims-Fewer.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados