Connect with us

Aconteceu

Ativistas climáticos furam pneus de carros em protesto: “Teu sugador de gasolina mata”

Published

on

Dezenas de pneus esvaziados e no vidro uma mensagem: “Atenção, o teu sugador de gasolina mata!”. Se trata da mensagem que um grupo dos jovens ambientalistas vem a colocar. Eles atuam de madrugada e atacam veículos SUV ou 4×4. Agora, os carros estacionados na região das Avenidas Novas, em Lisboa, Portugal, foram alvo do ataque, e até mesmo um morador com deficiência não escapou.

Em uma entrevista ao canal de notícias português TVI, uma moradora relatou mais sobre a situação: “Recebi um telefonema de um vizinho me avisando que os pneus dos carros estavam todos vazios. Eu tinha dois, outra senhora que mora acima também teve os quatro pneus esvaziados. Isso aconteceu até mesmo em um carro com identificação de deficiente, o que é muito grave”, declarou.

De acordo com informações da CNN Portugal, o ataque foi realizado por ambientalistas ligados ao movimento internacional “The Tyre Extinguishers”. São jovens que saem às ruas para esvaziar ou furar os pneus dos carros que mais poluem.

“Eles deixaram um papel daquela associação contra a poluição, dizendo que a gasolina mata, que o carro movido a gasolina mata, e outras coisas lamentáveis. O senhor que veio até aqui disse: ‘Eu tenho muita coisa para fazer nessa rua, então não faço ideia do que não aconteceu por aqui'”, completou a senhora entrevistada.

Ativistas climáticos furam pneus de carros em protesto: “Teu sugador de gasolina mata”.

No site oficial, o movimento que nasceu no Reino Unido encoraja outras pessoas a promoverem ações idênticas ao que fizeram em Lisboa e têm até tutoriais onde ensinam a melhor forma para esvaziar pneus, passo a passo: “Localize um SUV, nas áreas elegantes / de classe média. Desaperte a válvula do pneu (…) Coloque um feijão pequeno dentro da tampa da válvula e volte a colocá-la, apertando-a de novo até ouvir um silibar (…) Todo o processo deve levar cerca de 10 segundos. Imprima este folheto (em casa, num cibercafé, na biblioteca, onde quer que seja) e deixe-o debaixo dos limpa-párabrisas, para que o proprietário saiba que o carro está inutilizável e receba uma explicação do motivo pelo qual o fez”.

No Twitter, os manifestantes publicaram a respeito do ato.

“Somos pessoas de várias origens com um objetivo: tornar impossível possuir um enorme 4×4 poluente nas áreas urbanas do mundo. Estamos a defender-nos das mudanças climáticas, poluição do ar e motoristas inseguros”, concluem.

Esse pode ter sido o primeiro ataque em Lisboa, porém não se sabe ao certo quantos veículos já tiveram os pneus danificados no país.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados